Gaudium news > Bispo designado pelo Papa não consegue ordenar-se em Handan, na China

Bispo designado pelo Papa não consegue ordenar-se em Handan, na China

Beijing (Terça-feira, 28-06-2011, Gaudium Press) Enquanto o designado pelo Papa como bispo coadjutor da cidade de Handan, província de Hebei, Joseph Sun Jigen, não consegue ser ordenado devido a um impedimento das autoridades chinesas, o governo se prepara uma ordenação ilícita na diocese de Leshan, no sudoeste do país.

O bispo Sun, eleito para Handan, terminava seu retiro espiritual “pré-ordenação”, na província vizinha de Henan, no dia 26 passado, quando foi retido por agentes de segurança pública junto com o chanceler da diocese, Padre John Huai. Ambos foram postos em um carro da polícia. Nos arredores do Handan, Padre Huai protestou e quis saltar do veículo, sendo transferido para outro carro. O bispo Sun foi levado até Shijiazhuang, capital da província de Hebei.

Em Shijiazhuang, fontes da Igreja afirmam que o bispo se encontra em boas condições em uma casa de hóspedes; entretanto, agentes governamentais o vigiam. A ordenação do bispo, que estava prevista para amanhã, 29, foi postergada por pressão do governo.

A retenção do prelado foi motivo de outro drama na Igreja da Handan. Quando o atual bispo da cidade, Dom Stephen Tang Xiangtai, de 89 anos, se inteirou do ocorrido, sofreu um ataque cardíaco. No momento, está recebendo atenção médica no hospital diocesano Dazhong.

A diocese resistiu à presença do bispo de Chengde, Joseph Jincai, que foi ordenado sem o mandato papal, à espera da ordenação do bispo eleito Sun. Os sacerdotes da diocese, fiéis à Santa Sé, insistiram que na cerimônia de ordenação do bispo Sun seja lido o mandato pontifício legitimando-a. Contudo, a “Conferência dos Bispos da Igreja na China”, entidade sob a tutela do governo, que não tem o reconhecimento pontifício, não autorizou até o momento a leitura do mandato.

Ordenação ilegítima em Leshan

No sentido contrário do adiamento indefinido da ordenação em Handan, na diocese de Leshan continuam os preparativos para a ordenação, amanhã, de Padre Paul Lei Shiyin, que será ordenado sem o aval do Papa.

O ordenante será o bispo Johan Fang Xingyao, presidente da Associação Patriótica Católica Chinesa, formada em 1957 sob tutela do governo e que também não possui respaldo pontifício.

Com informação de Ucanews.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas