Gaudium news > Mais de 13 mil brasileiros devem participar da JMJ em Madri

Mais de 13 mil brasileiros devem participar da JMJ em Madri

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 28-06-2011, Gaudium Press) Mais de 13 mil jovens brasileiros se inscreveram e devem participar da Jornada Mundial da Juventude em Madri. Faltando 48 dias, 440 mil jovens de todo o mundo já fizeram a inscrição para o evento, que acontece de 16 a 21 de agosto em Madri, na Espanha.

Voluntarios 4.jpg
Há um ano mais de 100 voluntários compõem o escritório central do evento na Espanha/Foto: Departamento de Comunicação da JMJ 2011

Madri está pronta para receber três vezes mais que o número de pessoas inscritas, garantem os organizadores. Sobre os últimos detalhes da organização falaram hoje na Sala de Imprensa do Vaticano o Cardeal Antonio María Rouco Varela, arcebispo de Madri; Card. Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos; Yago de la Cierva, diretor executivo da JMJ 2011; Elsa Vázquez Maggio, voluntária mexicana; e José Antonio Martínez Fuentes, responsável pelos credenciamentos dos peregrinos da JMJ 2011.

Depois de Sidney, em 2008, a JMJ volta à Europa em uma das mais belas cidades do mundo, com uma longa tradição católica. Justamente para despertar o espírito cristão minado por uma “crise de identidade” que toca o mundo ocidental. Como ressaltou o Cardeal Rylko, “a Europa tem grande necessidade de reencontrar as suas raízes cristãs. Marcamos encontro em Madri, com o tema: “Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé””.

“Toda a JMJ – assegurou o presidente – é uma experiência extraordinária de uma Igreja amiga dos jovens” e de “uma grande semeadura evangélica, é um dom a ser recebido com gratidão e com vivo senso de responsabilidade”.

Organização

Há um ano mais de 100 voluntários compõem o escritório central do evento na Espanha e nos próprios países, e respondem em sete línguas às perguntas de todo o mundo. Além disso, durante a Jornada, estarão envolvidos 22.500 voluntários. Para muitos, é uma experiência para a vida toda. Diversos jovens dedicaram-se o ano todo à JMJ, deixando os próprios trabalhos para participar da organização. É o caso de Elsa Vásquez Maggio, uma mexicana que vive na Austrália, onde trabalha em um grande banco, e que estava presente hoje na coletiva na Sala de Imprensa.

O próprio governo central espanhol respondeu positivamente aos pedidos da arquidiocese de Madri. Não ofereceu nenhuma contribuição financeira, mas isto não foi também pedido, ressaltou o diretor executivo da JMJ, Yago de la Cierca, em resposta a uma pergunta. O custo do evento é todo coberto pela arquidiocese de Madri. A ajuda diz respeito a trâmites oficias e burocráticos: vistos de entrada serão distribuídos gratuitamente a todos, já cerca de 50 a 70 mil peregrinos devem ser provenientes de países que necessitam de visto para entrar na Espanha.

Plaza Cibeles, Fot, Hanna Grabowska,Derechos de imágenes cedidos al Departamento de comunicación de la JMJ 2011,n.jpg.jpg
Praça Cibeles, em Madri, onde acontecerá o encontro do Papa com os jovens participantes do JMJ 2011/ Foto: Departamento de Comunicação da JMJ 2011

Catequese

Durante o evento haverá 744 bispos, entre os quais 263 que, em até 30 línguas, conduzirão as catequeses em 250 pontos diferentes da JMJ. A dimensão catequética está sempre no coração de toda JMJ. Para este ano já havia sido preparada anteriormente, por exemplo, o catecismo para os jovens (YouCat). Em Madri serão distribuídas 700 mil cópias, em seis línguas.

Apresentada ontem, a grande novidade da próxima JMJ é a confissão de alguns jovens com o Papa. Os jovens já podem fazer o pedido para a confissão. Até agora não foi estabelecido o número certo de quantas pessoas serão escolhidas.

Por fim, os organizadores ressaltam que não estão previstos concertos de artistas de fama mundial na JMJ. A ideia, afirmam, é que o evento seja uma festa dos jovens.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas