Gaudium news > Cardeal Scola é o novo arcebispo metropolitano de Milão

Cardeal Scola é o novo arcebispo metropolitano de Milão

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 28-06-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou nesta terça-feira um novo arcebispo metropolitano para Milão, na Itália. O pontífice aceitou o pedido de renúncia apresentado, por motivos de idade avançada, pelo cardeal Dionigi Tettamanzi, e nomeou em seu lugar o cardeal Angelo Scola.

O cardeal Scola, até o momento da nomeação, era patriarca de Veneza. Ele assumirá o governo pastoral de uma das mais importantes arquidioceses da Itália.

Biografia

Cardeal Scola nasceu em Malgrate, arquidiocese de Milão, no dia 7 de novembro de 1941. Após ter obtido a láurea em Filosofia junto à Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, em 1967 iniciou seus estudos teológicos no Seminário de Saronno, e em seguida no Seminário de Venegono, completando-os na Universidade de Friburgo na Suíça, onde obteve a láurea em Teologia.

scola3.jpg
Até o momento da nomeação, Cardeal Scola era patriarca de Veneza

Foi ordenado sacerdote no dia 18 de julho de 1970, para a diocese de Teramo. De 1970 a 1991, exerceu várias funções eclesiais, entre as quais diretor do Instituto dos Estudos para a Transição (Istra) de Milão; assistente para a cátedra de Teologia Fundamental junto à Universidade de Friburgo; e professor de Antropologia Teológica para o Instituto “João Paulo II” para os Estudos sobre o Matrimônio e a Família, junto à Universidade Lateranense.

Eleito para a sede episcopal de Grosseto em julho de 1991, recebeu a ordenação episcopal em 21 de setembro seguinte.
Em julho de 1995 foi nomeado reitor da Pontifícia Universidade Lateranense e presidente do Instituto “João Paulo II” para os Estudos sobre Matrimônio e Família.

No dia 5 de janeiro de 2002, foi promovido para a sede patriarcal de Veneza e feito cardeal no consistório de 21 de outubro de 2003. É presidente da Conferência Episcopal Triveneta e membro do comitê para o projeto cultural.

Junto à Santa Sé, é membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Congregação para o Clero, do Comitê de Presidência do Pontifício Conselho para a Cultura, do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e do Comitê de Presidência do Pontifício Conselho para a Família.

Secretário para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado

Também hoje, o Papa nomeou um novo “capo ufficio” (chefe de departamento, em tradução livre) para a Seção para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado. Trata-se do português Dom António Ferreira da Costa, que já atuava junto à Secretaria de Estado.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas