Gaudium news > Papa lança amanhã, com um clique, o novo portal de notícias vaticano

Papa lança amanhã, com um clique, o novo portal de notícias vaticano

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 27-06-2011, Gaudium Press) Amanhã, véspera da festa dos Santos Pedro e Paulo, o Papa Bento XVI inaugurará com um clique em um tablet o novo site de notícias do Vaticano, www.news.va. A nova plataforma reunirá todas as notícias das fontes vaticanas já existentes: o jornal Osservatore Romano, a Radio Vaticana e a Sala de Imprensa da Santa Sé. Será possível encontrar as notícias escritas, mas também áudio e as transmissões televisivas ao vivo.

Captura_de_tela.png
Prévia do site do Vaticano que será lançado amanhã

Oficialmente, o site estará disponível para os visitantes a partir do próximo dia 29 de junho contemporaneamente ao 60° aniversário das ordenações sacerdotais do Papa Ratzinger. No entanto, Bento XVI inaugura já amanhã o novo portal vaticano. O momento em que o pontífice ativará o portal www.news.va com um clic, contudo, não estará disponível ao vivo. Mas a filmagem do Centro Televisivo Vaticano será posta na rede “o mais rápido possível”, informou hoje em uma coletiva de imprensa Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, dicastério responsável pelo projeto.

O portal não tem uma linha editorial única e específica, afirmou Dom Celli. “Ele simplesmente retoma o que já foi escrito pelo jornal Osservatore Romano e pela Radio Vaticana ou por outras fontes vaticanas de informação. Todas as mídias conservarão sua autonomia e identidade que resultarão evidentes pela apresentação das principais notícias por eles fornecidas no portal”.

No início, o novo site será disponível em duas línguas, italiano e inglês, mas no futuro o dicastério prevê edições em espanhol e provavelmente em português e francês. As edições não serão iguais no conteúdo. As notícias serão atualizadas no início pelo menos três vezes por dia, segundo atualizações de Radio Vaticana, do Osservatore Romano e da Sala de Imprensa da Santa Sé.

No que diz respeito às publicidades, Dom Celli afirmou que, como Pontifício Conselho, “não temos intenções comerciais”, acrescentando que “sequer pensamos nisso”. As despesas para a realização do site foram cobertas com a ajuda de benfeitores particulares “sensíveis à atividade midiática da Santa Sé”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas