Gaudium news > Bento XVI recebe em audiência membros da Associação Santos Pedro e Paulo

Bento XVI recebe em audiência membros da Associação Santos Pedro e Paulo

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 27-06-2011, Gaudium Press) “Hoje, mais do que nunca, há necessidade de fidelidade! Vivemos em uma sociedade que perdeu este valor” para outros valores como a “mobilidade”, a “flexibilidade”. Este foi o pedido feito pelo Papa aos membros da Associação Santos Pedro e Paulo, que completa 40 anos de fundação.

De forte devoção mariana, o sodalício é a única associação voluntária vaticana com sede própria no Palácio Apostólico e provém da Guarda Palatina de Honra, extinta pelo Papa Paulo VI em 1971.

Captura_de_tela-1.png
Bento XVI convidou os membros da Associação Santos Pedro e Paulo a serem fiéis a Cristo e a sua Igreja

Homens vestidos em terno escuro com uma característica gravata de cor marrom com listras brancas e amarelas, presentes em todas as cerimônias papais e na Basílica vaticana, com frequência considerados “sanpedrinos”. Estes são os membros da Associação Santos Pedro e Paulo, que dedicam o próprio tempo ao serviço litúrgico e de caridade. Os peregrinos os encontram em diversas ocasiões, e são eles que ajudam os fiéis na Basílica ou durante as cerimônias pontifícias, oferecendo livretos da missa ou mostrando os lugares livres onde se sentar nos setores.

Para o seu 40° aniversário da fundação, os integrantes se reuniram na Basílica Vaticana para uma missa, e em seguida para o encontro com o Santo Padre. A santa missa foi presidida pelo secretário de Estado Cardeal Tarcisio Bertone – nos anos 70 ele mesmo um jovem estudante em Roma que ajudava na formação todos os domingos, com a catequese, confessando e celebrando as missas. Junto ao Cardeal Bertone concelebraram a missa o Cardeal Giovanni Coppa, e Dom Alfred Xuereb, atual segundo secretário pessoal do Santo Padre. Hoje o assistente espiritual é Dom Joseph Murphy, da Secretaria de Estado.

O Santo Padre disse na audiência que toda autêntica associação eclesial deve funcionar “sempre em modo complementar respeito” às paróquias e “nunca em substituição ou em alternativa”. Um grande valor conservado pela Associação Santos Pedro e Paulo é a fidelidade à fé, ao Papa e à Igreja. Um valor, como ressaltou Bento XVI, agora esquecido em uma época dominada pela “atitude à mudança, à “mobilidade”, à “flexibilidade”, por motivos econômicos e organizacioanis também legítimos”. Por sua vez, “a qualidade de uma relação humana se vê pela fidelidade”, observou o Papa, que destacou que a instituição venera Maria como a “Virgo Fidelis” (Virgem Fiel).

Bento XVI concluiu seu discurso convidando os membros da Associação Santos Pedro e Paulo “a serem fiéis a Cristo e sua Igreja”, e pediu a Deus que abençasse os membros dessa organização e suas famílias “e que delas nasçam autênticas vocações cristãs”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas