Gaudium news > Papa envia benção ao Peru pela inauguração da imagem do “Cristo do Pacífico”

Papa envia benção ao Peru pela inauguração da imagem do “Cristo do Pacífico”

Lima (Segunda-feira, 27-06-2011, Gaudium Press) Foi inaugurada nesta sexta-feira, 24, na capital peruana Lima, aquela que pode ser considerada uma das maiores imagens do Cristo Redentor do mundo. Com um total de 37 metros de altura (22 de imagem e 15 de pedestal), a efígie de Lima é um metro menor que a do Cristo Redentor do Rio de Janeiro (30 metros de estátua e oito de pedestal), a mais famosa imagem de Jesus Cristo do mundo. Curiosamente, o projeto do Cristo peruano foi financiado e realizado por construtoras brasileiras.

cristo_del_pacifico foto AFP.jpg
Cristo peruano tem 37 metros de altura e é um metro menor que o Cristo Redentor

Durante a cerimônia de inauguração da imagem, o cardeal arcebispo de Lima, Juan Luis Cipriani, leu uma mensagem especial enviada pelo Santo Padre pela ocasião. O Papa Bento XVI pediu que os peruanos aproveitem a ocasião e trabalhem por uma sociedade mais justa e solidária.

“Sua Santidade Bento XVI saúda cordialmente Vossa Eminência, assim como aos congregados em torno da efígie monumental do Cristo. Ocasião em que suplicam oração, que a contemplação da imagem impulsione todos a acreditar no amor a Deus e aos irmãos, para que inspirados na palavra do Salvador, trabalhem incansavelmente na construção de uma sociedade cada vez mais justa, solidária e fraterna e em um clima de respeito e dirigente colaboração na busca do bem comum”, diz a carta do Papa, enviada ao arcebispo Cipriani. “O Papa dirige com afeto uma Benção Apostólica que, com prazer, estende aos queridíssimos filhos e filhas da nação peruana”, encerra a missiva do Santo Padre.

O cardeal Juan Luis Cipriani também abençoou a imagem do “Cristo do Pacífico”. O arcebispo de Lima expressou na ocasião seu desejo de que a estátua seja um sinal de reconciliação e união de todos os peruanos.

“Nos enche a alma de alegria ver esta imagem tão bonita que se ergue com os braços abertos acolhendo a este querido povo não apenas de Lima, do Peru, em uma ação de reconciliação e de união de toda a família peruana”, disse o purpurado. “Esta imagem que será objeto de peregrinação de milhares de pessoas levará bençãos ao Peru, o que a família peruana deseja e que todos, em todos os cantos do Peru, desejamos”, prosseguiu.

O arcebispo de Lima disse ainda desejar que em diversos lugares do Peru também se ergam efígies como a do “Cristo do Pacífico”, que expressem a tradição religiosa do povo peruano.

“Oxalá que em muitos cantos do país, como sempre tem sido tradição no nosso povo as montanhas e as alturas estejam coroados por um Cristo que nos abençoa e nos recorda que somos família que devemos viver unidos nesta grande pátria que é o Peru”, ressaltou.

“Temos motivos para alegrarmo-nos, já que vamos abençoar Deus por ocasião de uma nova imagem de Cristo destinada à veneração pública. Temos de nos lembrar que Cristo é imagem visível de Deus invisível”, concluiu o arcebispo.

O Morro Solar, onde foi instalada a imagem, é uma colina que fecha a baía de Lima pelo sul e que tem um significado histórico, pois ali ocorreu uma importante batalha na guerra do Pacífico, entre Chile e Peru, no século XIX.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas