Gaudium news > São João Batista é comemorado com festas populares por todo o Brasil

São João Batista é comemorado com festas populares por todo o Brasil

São Paulo (Sexta-feira, 24-06-2011, Gaudium Press) Hoje, 24 de junho, a Igreja Católica comemora no mundo todo São João Batista, primo, batizador e considerado o principal “precursor” de Jesus Cristo. Pelo Brasil, tido como “santo festeiro”, São João é tradicionalmente celebrado nas Festas Juninas.

sao joao.jpg
Nordeste do Brasil, principalmente, celebra o nascimento de São João Batista com as tradicionais festas juninas

É no Nordeste que a tradição fala mais alto. E os variados costumes que envolvem as multitudinárias festas remetem diretamente a aspectos da crença do santo. É por isso, por exemplo, que nas tradicionais “quadrilhas” é tradição “celebrar” um casamento – São João é considerado padroeiro dos casados, além de protetor ainda da garganta e dos enfermos.

Existe ainda o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio, ou mesmo mergulhar uma imagem do santo. O rito remonta à própria importância de São João, “instituidor” da prática sacramental do batismo e primeiro batista da história, que pregava às margens do Rio Jordão e batizava os fiéis que se convertiam ao cristianismo. Seu próprio primo Jesus foi por ele batizado. “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).

Com a praxe das fogueiras não é diferente. Tradição nas festas de hoje no Brasil e em diversas partes do mundo, como Portugal, Espanha, França e Finlândia, a fogueira estaria ligada ao acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de João Batista, Isabel teria aceso uma fogueira sobre um monte.

Diferentemente do que ocorre com outros santos, São João, ao lado da Virgem Maria, é uma das únicas figuras santas dos Evangelhos cujo dia do nascimento, 24 de junho, é celebrado também como sua data litúrgica.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas