Gaudium news > Bento XVI encontra bispos de Camarões e ressalta o impacto sofrido pela família no mundo atual

Bento XVI encontra bispos de Camarões e ressalta o impacto sofrido pela família no mundo atual

Card._Cristian_Tumi_1803.jpg
Cardeal Cristian Tumi em encontro com o Papa

Iaundê (Quarta, 18-03-2009, Gaudium Press) Depois do encontro com o presidente de Camarões, Paul Biya, que recebeu o Santo Padre ontem (17) no aeroporto, Bento XVI foi recebido por uma multidão na porta da paróquia Christ Roi de Tsinga, pois no interior do recinto estavam os bispos do país africano, que o aguardavam para mais um evento.

O pontífice convidou a Igreja em Camarões a olhar para o modo como São Paulo proclama o Evangelho, e que esta “é a tarefa que a Igreja recebeu de Cristo, porque muitas pessoas ainda esperam mensagens de amor e de esperança”.

O Papa falou ainda da dimensão colegial do ministério episcopal, da relação do bispo com os presbíteros e dos candidatos ao sacerdócio, encorajando os bispos a dar prioridade à seleção e preparação dos formadores e dos diretores espirituais.

Recordando as origens da fé cristã em Camarões, Bento XVI citou o trabalho dos religiosos e das religiosas e dafgos catequistas. Um trabalho que, ainda hoje, é fundamental, “por isso é essencial a sua formação humana, espiritual e doutrinal”.

Entre os desafios pastorais, o pontífice citou em especial a situação da família, que sofre o impacto da modernidade e da secularização com a sociedade tradicional: “Na promoção da pastoral familiar, é importante favorecer uma melhor compreensão da natureza, dignidade e função do matrimônio, que pressupõe um amor indissolúvel e estável”.

Outro desafio é o avanço de seitas e movimentos esotéricos e a influência crescente de uma religiosidade supersticiosa, como também do relativismo. Tendências, segundo o pontífice, que “são um premente convite a dar um novo impulso à formação dos jovens e dos adultos, particularmente nos meios universitários e intelectuais”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas