Gaudium news > Associação pede que João Paulo II seja proclamado padroeiro dos comunicadores

Associação pede que João Paulo II seja proclamado padroeiro dos comunicadores

sao-francisco-sales.jpg
São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas e escritores

Roma (Quarta-feira, 22-06-2011, Gaudium Press) Um grupo de comunicadores e jornalistas pediu hoje ao Papa Bento XVI que proclame seu antecessor, o Beato João Paulo II, padroeiro dos comunicadores na era digital. O pedido foi feito por representantes do Sindicato dos Cronistas de Roma.

De acordo com o presidente da organização, Romano Bartoloni, o reconhecimento é justificado porque João Paulo II teria sido ele próprio um grande comunicador e um dos promotores do uso das ferramentas de comunicação na evangelização pela Igreja. “É um reconhecimento por sua sábia e valente abertura às novas tecnologias”.

O Papa Bento XVI ouviu pessoalmente o pedido, após a audiência geral desta quarta-feira. Na ocasião, Bartoloni presenteou o pontífice com uma medalha de ouro que comemora o centenário do sindicato.

De acordo com a agência Ansa, o Papa recebeu de bom grado a solicitação, e sugeriu que ela fosse formalizada por escrito.

Não se sabe ainda se o Papa acatará o pedido. O padroeiro dos jornalistas e escritores é São Francisco de Sales (1567-1622), por ter sido um dos primeiros a utilizar a imprensa para disseminar a doutrina e a fé cristã, e sua data litúrgica é 24 de janeiro – mesmo dia escolhido pela Igreja para divulgar anualmente a mensagem do Dia Mundial das Comunicações Sociais.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas