Gaudium news > Arcebispo do Rio de Janeiro escreve artigo sobre visita do Papa ao continente africano

Arcebispo do Rio de Janeiro escreve artigo sobre visita do Papa ao continente africano

Rio de Janeiro (Quarta, 18-03-2009, Gaudium Press) Recém-chegado de Roma, onde participou do Seminário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, o arcebispo eleito do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, escreveu um artigo, “A Visita à África”, em que destaca a participação de bispos e arcebispos africanos no seminário e elogia a viagem de Bento XVI a dois países do continente: Camarões e Angola.

“Vi com entusiasmo a participação maciça dos países africanos em nossas reuniões, com interesse, intervenções e busca de soluções nessa prospectiva de olhar o futuro da humanidade”, salientou o religioso, acrescentando que o continente será sede, ainda este ano, do Sínodo dos Bispos sobre a África, que debaterá o tema: “A Igreja na África – A serviço da reconciliação e da paz”.

Segundo o arcebispo, a Igreja Católica continua firme “na preocupação com a vida, a paz, a família e a reconciliação”. “As guerras fratricidas existem em todos os lugares. Às vezes, declaradas; outras vezes, não. Mas elas estão aí, irmãos continuam matando os irmãos! A humanidade ainda não aprendeu a Palavra que Jesus trouxe ao mundo: a palavra de perdão, de reconciliação e, principalmente, do “amai-vos uns aos outros”!”.

O arcebispo eleito do Rio de Janeiro continua o artigo, afirmando que o “mundo esqueceu-se da África e agora, com a crise, isolou-a muito mais, deixando-a com as guerras, doenças e fome”. E lembrou a visita de Bento XVI ao continente africano. “A Igreja sempre deu uma atenção especial aos seus filhos na África e continua procurando construir a fraternidade, através da pregação e da presença no social”.

“Enquanto muitos governantes não conhecem a África e manifestam assombro ao conhecê-la”, prosseguiu dom Orani, “a Igreja continua enviando pessoas para ajudar a África a caminhar melhor”. “Ao contemplarmos mais essa visita do Santo Padre à África, reflitamos também sobre a grande missão a ele confiada – a de conduzir com firmeza o barco de Pedro nas turbulentas águas atuais” afirmou.

“Assim como a África necessita de paz e reconciliação, acredito que também nós no Brasil, em especial neste tempo da Quaresma, somos chamados a nos questionar sobre os passos que estamos dando para que a nossa atual Campanha da Fraternidade, sobre segurança pública, seja realmente uma proposta efetiva de paz como fruto de verdadeira justiça”, concluiu.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas