Gaudium news > Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participa de Fórum de Universitários em Roma

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participa de Fórum de Universitários em Roma

Brasília (Terça, 17-03-2009, Gaudium Press) No último final de semana, entre os dias 12 e 15 de março, a cidade de Roma, na Itália, sediou o Fórum de Universitários, com o tema “Evangelho, Cultura e Culturas”. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve representada na figura da Irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, assessora do Setor Universidades da entidade, além de outros sete brasileiros.

O Fórum de Universitários teve início com a cerimônia inaugural na sala da Promoteca-Campidoglio, com a presença do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcísio Bertone, a ministra da Educação, da Universidade e Pesquisa, Mariastella Gelmini, e o padre Gianfranco Ravassi, entre outros convidados.

Durante a abertura, o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcísio Bertone, lembrou que o Jubileu do ano 2000 abriu “a reflexão e o debate do verdadeiro humanismo”. Segundo ele, o encontro do Evangelho com as outras culturas realiza-se de maneira existencial e que é necessário ver qual é o núcleo gerador do ser humano, que é “um ser sempre em busca da verdade”.

“O Evangelho não se identifica com nenhuma cultura, mas é a “alma” que movimenta a cultura. A vocação da universidade é buscar o núcleo da cultura, que é a verdade sem perder o contato com o ser humano em todas as suas dimensões, e não só a intelectual”, disse o cardeal Bertone.

“A Pessoa Humana: Genealogia, Biologia, Biografia”; “Sociedade, Instituições, Meio Ambiente e Economia”, “Visão das Ciências e da Tecnologia”; “Memória e Criatividade: História, Linguagem, Literatura e Arte” foram alguns dos temas do fórum. Outro assunto que entrou na pauta de discussões foi uma maior partilha de experiências pastorais entre diversos países da América Latina, como Brasil, Argentina e Chile.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas