Pontifícia Universidade Gregoriana fará simpósio sobre implantação de normas da Igreja em casos de abuso
Roma (Segunda-feira, 13-06-2011, Gaudium Press) “Direção da cura e da renovação” é o título de um simpósio que acontecerá em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em fevereiro de 2012, para ajudar os bispos a “responder adequadamente ao pedido da Congregação da Doutrina da Fé às Conferências Episcopais de preparar as Diretivas e planos pastorais eficazes sobre o tema dos abusos sexuais”. A data da apresentação das Diretivas vence em maio de 2012.
Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma |
No próximo sábado, uma coletiva de imprensa na universidade explicitará o tema. O simpósio deverá reunir cerca de 200 participantes, principalmente bispos das diversas Conferências Episcopais e superiores-mores e religiosos. A Santa Sé deu seu apoio à iniciativa.
Os relatores do simpósio falarão não somente sobre o problema dos abusos sexuais e são especialistas de diversas competências psicológicas, pastorais, jurídicas e teológicas de vários países do mundo.
Sábado, na conferência, estará presente um desses especialistas, na verdade uma especialista: a baronesa Sheila Hollins, professora de psiquiatria na St. George’s University de Londres, que falará, a pedido do cardeal Murphy O’Connor. sobre como escutar as vítimas e sobre a construção da credibilidade.
Além disso, no sábado, na Pontifícia Universidade Gregoriana estarão presentes para apresentar o simpósio: Padre François Xavier Dumortier, reitor da instituição; o vice-reitor acadêmico e diretor do Instituto de Psicologia e responsável pelo Comitê organizador do simpósio, Padre Hans Zollner; Dom Charles Scicluna, promotor de justiça da Congregação para a Doutrina da Fé; Dom Klaus Peter Franzl, da Arquidiocese de Munique; e Dr. Hubert Liebhart, da Universidade de Ulm.
O simpósio deverá ainda apresentar um projeto de construção de um novo Centro E-learning multilínguístico para ajudar os responsáveis eclesiásticos a responder ao problema.
Deixe seu comentário