Gaudium news > Papa volta a dizer, na audiência geral, que Europa precisa de um Humanismo fundamentado nas raízes cristãs

Papa volta a dizer, na audiência geral, que Europa precisa de um Humanismo fundamentado nas raízes cristãs

2011-06-08T110045Z_351259505_GM1E7681H0401_RTRMADP_3_POPE.JPG
Papa ressaltou na audiência geral  o tema do amor conjugal

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 08-06-2011, Gaudium Press) A Europa de hoje é chamada a “defender e promover o valor da família fundada no casamento” e a “conservar e renovar um Humanismo que tem raízes cristãs”. A constatação-apelo é do Papa Bento XVI, que abordou hoje na audiência geral, junto a oito mil fiéis reunidos na esplanada petrina, os aspectos de sua recente viagem à Croácia – entre os quais a crescente secularização do continente europeu.

“Na Europa de hoje – afirmou o Papa – as nações de sólida tradição cristã têm uma responsabilidade especial em defender e promover o valor da família fundada no casamento, que permanece de qualquer maneira decisiva, tanto no campo educativo como no social”. Na Croácia, país que está para entrar no bloco da União Europeia, o pontífice encorajou as famílias cristãs, não somente croatas, mas europeias, como um todo, a conservar os valores cristãos do casamento e da família.

O Papa ressaltou na audiência geral também o tema do amor conjugal, que se expressa no casamento entre um homem e uma mulher. “Nos nossos dias, enquanto infelizmente se constata o multiplicar-se das separações e dos divórcios, a fidelidade dos cônjuges tornou-se por si só um testemunho significativo do amor de Cristo, que permite viver o Matrimônio por aquilo que é, isto é, a união de um homem e de uma mulher que, com a graça de Cristo, se amam e se ajudam para toda a vida, na alegria e na dor, na saúde e na doença”, afirmou.

Para Bento XVI, os casais cristãos devem ainda se empenhar perante a Igreja para educar os filhos no amor de Deus, “fiel, paciente, respeitoso e generoso”.

Falando sobre o encontro com os jovens na Praça Jelacic, de Zagreb, o pontífice sublinhou a “tocante” atmosfera da vigília de oração e o testemunho da fé dos jovens croatas que participaram “ativamente e com alegria, com canto e silêncio”. “É esta a alegria da fé!”, observou. “Descobrir que Deus nos ama em primeiro lugar! É uma descoberta que nos mantém sempre discípulos e portanto, sempre jovens no espírito! Este mistério, durante a Vigília, foi vivido na oração de adoração eucarística: no silêncio, o nosso estar “juntos em Cristo”, encontrou a sua plenitude.”

Foi para enfrentar a crescente secularização e relativismo atuais que o Papa Bento XVI criou no ano passado o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, com a missão de renovar a fé nos países já tradicionalmente cristãos, como os países europeus. E nesse contexto da atual secularização, hoje de manhã na Praça São Pedro o pontífice ressaltou que “a mais profunda vocação da Europa é conservar e renovar um Humanismo que tem raízes cristãs e que pode se definir “católico”, isto é, universal e integral”.

“Um Humanismo – continuou o Santo Padre – que coloca ao centro a consciência do homem, a sua abertura transcendente e ao mesmo tempo a sua realidade histórica, capaz de inspirar projetos políticos diversificados, mas convergentes à construção de uma democracia substancial, fundamentada sobre valores éticos radicados na própria natureza humana. Olhar a Europa do ponto de vista de uma nação de antiga e sólida tradição cristã, que é parte integrante da civilização europeia, enquanto está para entrar na União política, fez sentir novamente a urgência do desafio que interpela hoje os povos deste continente: aquele de não ter medo de Deus, do Deus de Jesus Cristo que é Amor e Verdade, e não tolhe nada à liberdade, mas a restitui a si própria e lhe dá o horizonte de uma esperança confiável.”

Bento XVI, como de praxe, fez também uma breve saudação em português aos peregrinos brasileiros e em espanhol aos de outros países latino-americanos presentes hoje de manhã na Praça São Pedro. No momento do “beija-mão”, ele recebeu uma pequena representação do Comitê Peregrinação Macerata- Loreto e do Centro Esportivo Italiano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas