Gaudium news > Franciscanos farão 350 anos de chegada em Penedo, no estado do Alagoas

Franciscanos farão 350 anos de chegada em Penedo, no estado do Alagoas

Maceió (Segunda, 16-03-2009, Gaudium Press) O belo e pitoresco município de Penedo, em Alagoas, fica à margem do Rio São Francisco. É uma das cidades mais antigas da região, datada de 1560. Mas foi em 1659 que a cidade começou a se enriquecer, arquitetônica e culturalmente. Isso porque, naquele ano, religiosos franciscanos desembarcaram na cidade, inicialmente com a missão de levar a todos o Evangelho de Cristo. No entanto, fizeram mais.

No ano seguinte, em 1660, era fundado o Convento de Santa Maria dos Anjos, uma obra barroca construída sobre as ruínas do forte de Nassau. Além de uma majestosa escultura do “Senhor Glorioso”, o interior da igreja conta com pinturas a ouro nos altares, madeira de jacarandá e altares laterais em estilo rococó.

Nome

Segundo alguns historiadores, a cidade chegou a ser chamada de São Francisco e o nome teria sido dado pelos primeiros missionários jesuítas no Brasil em alusão ao Rio São Francisco, o “Velho Chico”. O certo é que ali existiu um povoado, que logo foi elevado à vila: “Vila do Penedo do Rio São Francisco”.

No final do século XVII, em razão do grande rochedo sob o qual a cidade se assenta, a vila de São Francisco começou a ser denominada de Penedo do São Francisco.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas