Gaudium news > “Traremos uma mensagem de paz e amor para transformar a sociedade”, diz Dom Geraldo Majella no lançamento de projeto da Semana Santa

“Traremos uma mensagem de paz e amor para transformar a sociedade”, diz Dom Geraldo Majella no lançamento de projeto da Semana Santa

Salvador (Segunda, 16-03-2009, Gaudium Press) O projeto Santa Semana do Salvador foi lançado na última sexta-feira (13) na Pastoral da Comunicação de Salvador, com a presença de dom Geraldo Majella, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. O projeto é uma proposta de revitalização e resgate da tradição no Centro Histórico da cidade por meio do teatro, da música, das artes plásticas, incorporados aos atos religiosos, com o objetivo de envolver a população e apostar no potencial de turismo religioso da capital baiana.

“O projeto conserva o ritual litúrgico, mas acrescenta uma ambientação para ajudar as pessoas a entenderem e a participarem da Semana Santa com a emoção e a fé que a celebração da fase final da vida Cristo merece”, disse Dom Geraldo. “Queremos ofertar uma colaboração cidadã, alcançar a mente e os corações de todos com uma mensagem de paz e amor para ajudar a transformar a sociedade”.

A programação engloba ações diárias a partir do Domingo de Ramos (5 de abril), até o Domingo de Páscoa (12) quando acontece a Missa de Páscoa celebrada por Dom Geraldo na Catedral Basílica. Quinze igrejas do Centro Histórico também participarão do evento.

O projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre a UFBA e a Prefeitura de Salvador. A Santa Semana é realizada pela Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Salvador e pela Fundação Dom Avelar Brandão Vilela com o apoio do Ministério do Turismo.

Confira a programação completa:

Domingo de Ramos (5 de abril)
A celebração do Domingo de Ramos acontecerá com a caminhada do Campo Grande à Praça Municipal. Em frente ao Teatro Castro Alves será montada uma estrutura móvel para as encenações do fato bíblico que é revivido pelos católicos, e para benção. O carro irá seguir a procissão sempre apresentando a mesma cena bíblica da entrada de Jesus em Jerusalém. Na chegada à Praça, será realizada a missa em altar armado nas escadarias do Palácio Tomé de Souza.

Segunda, Terça e Quarta Santa (6,7 e 8 de abril)
Nestes dias, serão programadas exposição de Santas Ceias e apresentação da Paixão Virtual no térreo do Palácio Arquiepiscopal, na Praça da Sé. O destaque são as programações paralelas das igrejas do Centro Histórico, que incluem concertos sinfônicos barrocos.

Quinta-feira Santa (9 de abril)
Às 8h30 da manhã, na Catedral Basílica, acontece a Missa dos Santos Óleos com o Coral Barroco da Bahia. À tarde, também na Catedral, a partir das 19h, será realizado o Lava pés, uma repetição da ação de Jesus perante seus discípulos. A seguir, acontece a Missa da Instituição da Eucaristia. A partir das 20h30, no Terreiro de Jesus, haverá a representação teatral dos fatos bíblicos relembrados pela liturgia da celebração que aconteceu dentro da Catedral. Duas cenas serão interpretadas: o Lava pés e a instituição da Eucaristia.

Sexta-feira da Paixão(10 de abril)
Salvador celebra a Sexta Feira da Paixão com a tradicional procissão que sai da Ordem Terceira do Carmo até a Catedral e depois segue até a Praça Municipal, retornando à Catedral. Este ano, o Cortejo do Senhor Morto será acompanhado pelos tambores da Banda Didá. A encenação da crucificação de Jesus Cristo, no Largo do Carmo, será o ponto inicial da procissão, que segue até a Praça Municipal, onde o cardeal vai proferir o Sermão da Paixão, das escadarias do Palácio Tomé de Souza.

Sábado de Aleluia (11 de abril)
É o momento do anúncio da Ressurreição. No Terreiro de Jesus, o cardeal Dom Geraldo Majella dará as bênçãos do fogo e da água (haverá uma enorme fogueira montada no local). A Vigília Pascal será celebrada, a partir das 20h, na Catedral Basílica e, após a celebração, haverá a encenação da aparição do anjo e da ressurreição de Jesus Cristo em palco montado na área externa, em frente a antiga sede da Faculdade de Medicina da UFBA.

Domingo de Páscoa (12 de abril)
A Missa na Catedral Basílica, a partir das 10h da manhã, encerra as comemorações da Santa Semana em Salvador.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas