Gaudium news > Bento XVI erige nova diocese para o Mato Grosso do Sul

Bento XVI erige nova diocese para o Mato Grosso do Sul

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 01-06-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI erigiu nesta quarta-feira, 1º de junho, uma nova diocese para o estado do Mato Grosso do Sul. Resultado do desmembramento da diocese de Dourados, o episcopado de Naviraí nasce com uma extensão de mais de 35 mil km², abrangendo 19 municípios, e uma população de 267.356 pessoas, sendo o número de católicos de 197 mil.

posse_ettore.jpg
Natural da Itália, Monsenhor Ettore Dotti chegou ao Brasil em 1995

Ao todo, a nova diocese possui 19 paróquias, 27 padres , 25 religiosas e 9 seminaristas. Com a criação da diocese de Naviraí, o Regional Oeste 1 (que abrange todo o estado do Mato Grosso do Sul) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) passa a ter sete dioceses.

Junto com o novo episcopado, o Santo Padre nomeou também o primeiro bispo diocesano: Monsenhor Ettore Dotti, que atualmente é pároco da paróquia Bom Pastor, na diocese Serrinha, Bahia, vigário geral da Congregação Sagrada Família, além de membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da mesma diocese baiana.

Nascido em Palosco, Bérgamo, na Itália, em 1961, Monsenhor Dotti realizou toda a sua educação religiosa em solo italiano. Apenas em 1995 transferiu-se para o Brasil, onde prontamente alojou-se em Itapevi, interior do estado de São Paulo, para desempenhar as funções de vigário paroquial, formador, superior local, reitor e metre de noviços.

O novo bispo de Naviraí já atuou também como administrador paroquial da paróquia de Ivailândia, no Paraná e regional da Congregação da Sagrada Família em Peabiru, também no Paraná, em Jandira, São Paulo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas