Gaudium news > Croácia está pronta para receber o Papa neste fim de semana

Croácia está pronta para receber o Papa neste fim de semana

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 31-05-2011, Gaudium Press) A Croácia está pronta para receber o Papa. Neste fim de semana, 4, e 5 de junho, Bento XVI viaja à Zagreb, capital do país. Será a 19ª viagem internacional do Papa e a 13ª na Europa, motivada pela realização da Jornada Nacional das Famílias Católicas Croatas.

2011-05-27T104123Z_1452342892_GM1E75R1FVY01_RTRMADP_3_CROATIA.JPG
Cartaz com a imagem do Papa Bento XVI afixado em um muro de Zagreb, Croácia

A jornada acontecerá pouco depois do referendo em Malta, país próximo, sobre o divórcio. O Papa também irá prestar homenagem ao arcebispo mártir do regime comunista, o beato Alojzije Viktor Stepinac. A visita do pontífice acontece também por ocasião do 20º aniversário da independência da Croácia e o empenho do país em entrar na União Européia. Na Sala de Imprensa vaticana, hoje, Padre Federico Lombardi fez um briefing de apresentação da viagem.

Bento XVI visitou a Croácia quando era cardeal mais de uma vez. Ele será o segundo pontífice a visitar o país, depois de João Paulo II, que foi à Croácia três vezes a partir de 1994 – esteve lá também em 1998 para a beatificação do arcebispo Stepniac e a última vez em 2003.

A viagem do Papa à Croácia compreende quatro encontros pastorais: com o mundo da cultura; com os jovens e a adoração eucarística; a celebração eucarística e a liturgia das vésperas. “Juntos com Cristo” é o slogan escolhido pela Conferência Episcopal Croata para a visita do Papa que se refere ao tema da comunhão. No centro do signifcado se encontra o mistério da Encarnação e da Páscoa de Cristo, pelo fato que a viagem acontece no sétimo Domingo de Páscoa. Mas o slogan faz referência também ao futuro, às exigências da nova evangelização que começa antes de qualquer coisa pelas famílias cristãs.

O encontro com os jovens de sábado, dia 4 de junho, acontecerá na Praça de Ban Josip Jelacic, na praça central perto da catedral de Zagreb. É um lugar de valor simbólico para a vida sócio-cultural croata, pelo fato de reunir encontros de movimentos sociais que aconteceram na história do país. Estará presente o ícone de Maria da Porta de Pedra, Protetora da cidade. No domingo, dia 5 de junho, no Hipódromo de Zagreb o Papa preside a missa por ocasião do primeiro Encontro Nacional das famílias católicas croatas. A missa será celebrada em três línguas: latim, croata e italiano, com o canto do Evangelho em paleoeslavo.

À tarde, na Catedral de Zagreb, o Santo Padre presidirá a oração das II Vésperas do VII Domingo de Páscoa para os bispos, os presbíteros, os diáconos, os religiosos, as religiosas, os seminaristas, os noviços e as noviças do país. O Papa irá também rezer diante do túmulo do beato Alojzije Stepinac. Joseph Ratzinger foi à Zagreb como cardeal para o centenário do nascimento do arcebispo mártir em 1998. Na homilia, disse que o então Servo de Deus Stepinac havia sido um homem de consciência e o advogado de Deus nesta terra.

Na comitiva papal estarão, como sempre: o cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone e o novo substituto, Dom Giovanni Angelo Becciu, por ocasião do encontro das famílias cristãs, o cardeal Ennio Antonelli, presidente do Pontifício Conselho para a Família. Estará também Dom Nikola Eterovic, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, croata no mais alto cargo na Cúria Romana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas