Gaudium news > Regional Nordeste 4 realiza Encontro de Formação de Catequese

Regional Nordeste 4 realiza Encontro de Formação de Catequese

Campo Maior (Terça-feira, 31-05-2011, Gaudium Press) O Regional Nordeste 4 (que abrange o estado do Piauí) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou de 26 a 29 de maio, na diocese de Campo Maior (PI), um Encontro de Formação para as Coordenações Diocesanas de Catequese. Participaram da reunião 55 lideranças. A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Cecília Rover, ficou responsável pelo encontro.

catequese1campomaior.jpg
Encontro teve a participação de 55 lideranças do Regional Nordeste 4/ Foto: CNBB

Conforme a CNBB, durante o encontro os participantes foram apresentados ao histórico da caminhada da Palavra de Deus após o Concílio Vaticano II e também refletiram a respeito da nova proposta de Aparecida, confirmada pela Exortação Pós-Sinodal Verbum Domini, que exorta para que a Pastoral Bíblica seja transformada em animação bíblica de toda a Pastoral. Segundo Cecília, esta proposta reflete um dos objetivos do evento, a saber: o de colocar a Palavra de Deus como centro de toda e qualquer ação evangelizadora da Igreja.

Além das reflexões acerca da Pastoral Bíblica, o evento serviu para a preparação do Congresso de Animação Bíblica da Pastoral (ABP), que acontecerá entre 08 e 11 de outubro, na capital de Goiás, Goiânia. A reunião contou ainda com momentos de Leitura Orante da Bíblia com o método da Lectio Divina, coordenado pelo bispo de Campo Maior, Dom Eduardo Zielski.

Sobre o encontro de uma maneira geral, a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética qualificou-o como positivo, porque “o grupo estava muito comprometido com os objetivos e abertos para essa nova proposta que a Igreja faz a partir de Aparecida”. Isto fez, segundo Cecília, que, além de participar, os coordenadores elaborassem propostas de encaminhamentos práticos para animação bíblico pastoral.

Com informações da CNBB.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas