Gaudium news > Começa hoje a 91ª Assembleia Plenária do Episcopado Mexicano

Começa hoje a 91ª Assembleia Plenária do Episcopado Mexicano

Cidade do México (Segunda-feira, 30-05-2011, Gaudium Press) Com o lema “Formação dos discípulos pastorais para o México de hoje”, os bispos das 91 dioceses mexicanas analisarão e refletirão, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, na Cidade do México, sobre como deve ser a formação permanente de sacerdotes e seminaristas do país frente à Missão Permanente.

“Conhecer as expectativas, elaborar os caminhos e desenvolver as estratégias suficientes para a formação inicial de nossos seminários e para a formação do presbitério nas distintas dioceses” também é um dos objetivos da Assembleia, como explica o secretário geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Dom Victor René Rodríguez Gómez.

0d0c19531d6e29f793ed165732978408_L.jpg
Amanhã se dará a abertura oficial do encontro nas instalações da Casa Lago, situada no Lago de Guadalupe/ Foto: CEM

O início da Assembleia aconteceu hoje na Nunciatura Apostólica no México, onde os bispos celebraram também o “Dia do Papa Bento XVI”, comemoração que se realiza por ocasião do aniversário de eleição do Papa Bento XVI como pastor e líder da Igreja Católica.

Amanhã, 31 de maio, se dará a abertura oficial do encontro nas instalações da Casa Lago, situada no Lago de Guadalupe, Cuautitlán Izcalli, Estado do México, com uma solene Eucaristia, que será seguida de mensagem inaugural proferida pela presidente da CEM e novo presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), Dom Carlos Aguiar Retes, e de saudação aos bispos feita pelo núncio apostólico no México, Dom Christophe Pierre.

A agenda de trabalho deste primeiro dia de Assembleia se centrará na análise da realidade atual da formação permanente dos sacerdotes e seminaristas, com o objetivo de encontrar elementos que contribuam para determinar quais são suas dificuldades e necessidades mais comuns. Durante a primeira jornada de atividades, também será comemorado os 50 anos do Centro Cultural e Assistência Sacerdotal (CCyAS) do episcopado mexicano, que desenvolve programas de prevenção social a sacerdotes anciãos e enfermos do México.

O segundo dia de trabalho, dia 1º de junho, abordará a formação sacerdotal à luz da Doutrina da Igreja, e terá como foco a missão da Pastoral Vocacional e os programas de formação dos seminaristas. No terceiro dia de atividades, 2 de junho, os bispos buscarão encontrar perspectivas que ajudem a impulsionar a formação inicial e permanente dos seminaristas e sacerdotes. O último dia da Assembleia será destinado à revisão de alguns aspectos internos do CEM e à cerimônia de encerramento.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas