Gaudium news > Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização abre sua primeira plenária

Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização abre sua primeira plenária

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 30-05-2011, Gaudium Press) Tem início hoje no Vaticano a primeira assembleia plenária do novo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Antes do início dos trabalhos, no entanto, o grupo de participantes foi recebido pelo Papa em uma audiência no Vaticano.

Bento XVI destacou no encontro, ocorrido esta manhã, o grande desafio da evangelização que a Igreja tem em um mundo cada vez mais secularizado, o qual segundo o Papa vive uma “crise de Deus”. Bento XVI disse que os cristãos estão vivendo uma situação “mudada” e “inesperada” com relação ao passado, quando a fé plasmava toda a vida e cultura no Ocidente. Hoje, afirmou, Deus é excluído da vida pessoal e da vida pública, e anunciar o Evangelho tornou-se “complexo”. “Porém a missão própria da Igreja não mudou”.

mgr-rino-fisichella.jpg
Presidente do novo dicastério, Dom Rino Fisichella também esteve presente no encontro com o Papa

O anúncio (do Evangelho) “precisa hoje de um renovado vigor para convencer o homem contemporâneo, frequentemente distraído e insensível”, continuou o Santo Padre. “A nova evangelização deve encarregar-se de encontrar os caminhos para tornar mais eficaz o anúncio da salvação, sem a qual a existência pessoal permanece na sua contrariedade e privada do essencial”.

Bento XVI recordou também que “o estilo de vida dos crentes necessita de uma genuína credibilidade, tanto mais convincente quanto dramática é a condição daqueles as quais se dirigem”. Porque “o ser cristão não é uma roupagem para ocasiões especiais, mas algo de vivo e totalizante, capaz de assumir tudo aquilo que de bom existe na modernidade”.

Antes do Papa, o presidente do dicastério, arcebispo Rino Fisichella, havia dito em um discurso que os cristãos “devemos ser fortes”, porque anunciar o Evangelho hoje ficou mais difícil e exige mais esforço.

O novo dicastério da Cúria Romana foi instituído no dia 28 de junho passado pelo pontífice em resposta à exigência de uma nova modalidade de anúncio evangelizador no contexto da secularização de países historicamente de tradição cristã.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas