Gaudium news > A proclamação do Evangelho é uma das mais importantes tarefas do bispo, diz o Papa a bispos indianos

A proclamação do Evangelho é uma das mais importantes tarefas do bispo, diz o Papa a bispos indianos

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 30-05-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta segunda-feira em uma audiência particular no Vaticano o terceiro grupo de bispos indianos a realizar sua visita “Ad Limina Apostolorum” a Roma e ao Sucessor de Pedro.

Captura_de_tela.png
Papa encorajou os bispos indianos a construirem uma cultura de respeito e santidade da família

Em seu discurso aos prelados, o pontífice continuou a refletir sobre as mais importantes responsabilidades dos bispos. Bento XVI destacou, recordando o Concílio Vaticano II, que uma das mais prementes dessas é precisamente a proclamação do Evangelho, com a escuta, a celebração e e estudo tanto na Igreja como nas famílias.

Segundo Bento XVI, a palavra de Deus “não apenas consola, mas também desafia os crentes, enquanto indivíduos na comunidade, a avançar na justiça, reconciliação e paz entre si e como um todo”.

“É fonte de satisfação a proclamação da Palavra de Deus alcançar ricos frutos espirituais em suas Igrejas locais, especialmente através da disseminação de pequenas comunidades cristãs nas quais o fiel se reúne para rezar, refletir as Escrituras e buscar apoio fraternal. Eu encorajo vocês, através de seus padres e com a ajuda de líderes leigos qualificados, a garantir que a plenitude da palavra de Deus, que vem a nós nas Sagradas Escrituras e na tradição apostólica da Igreja, seja feita prontamente disponível para aqueles que procuram aprofundar seus conhecimentos e amor de Deus e sua obediência a Sua vontade”.

De acordo com o Papa, um fruto visível da proclamação do Evangelho é o amor “incondicional” e “abnegado”, amor que é o “presente de Deus para a humanidade, é a sua promessa e a nossa esperança”. Bento XVI disse ainda que o amor cristão na prática deve ser expressado no serviço aos outros e para a comunidade, como atividades de caridade nas escolas, hospitais, orfanatos e outros projetos promovendo a dignidade humana.

Segundo Bento XVI, a família é a “Igreja doméstica”, primeira experiência de “amor incondicional”, que deve “ser exemplo de amor mútuo, respeito e apoio”. No contexto indiano de sociedade, a Igreja Católica encontra os “graves desafios que ameaçam minar a unidade, harmonia e santidade da família”, reconheceu o pontífice. Ainda assim, o Papa encorajou os bispos a “construir uma cultura de respeito e santidade da família” com uma profunda preparação para o sacramento e uma “ressoante” catequese.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas