Gaudium news > Bento XVI envia mensagem de agradecimento a Dom Odilo e Dom Cláudio

Bento XVI envia mensagem de agradecimento a Dom Odilo e Dom Cláudio

São Paulo (Sexta-feira, 27-05-2011, Gaudium Press) A arquidiocese de São Paulo divulgou hoje a mensagem de agradecimento enviada pelo cardeal secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, em nome do Papa Bento XVI, aos cardeais Dom Odilo Pedro Scherer e Dom Cláudio Hummes, respectivamente arcebispo e arcebispo emérito de São Paulo e ex-prefeito da Congregação para o Clero.

Dom_Odilo_e_Dom_Claudio.jpg
A carta do Cardeal Bertone foi enviada ao dois no dia 10 de maio, mas somente agora divulgada/ Foto: CNBB

Dom Odilo e Dom Cláudio haviam enviado uma mensagem de felicitações a Bento XVI no último dia 19 de março, Dia de São José, quando o pontífice comemorou o seu onomástico – quando se celebra o dia de um santo com o mesmo nome de si.

A carta do Cardeal Bertone foi enviada à arquidiocese no dia 10 de maio, mas somente agora divulgada. Nela, o secretário de Estado diz que o Papa “acolheu com apreço e gratidão” a manifestação enviada pelos cardeais “de devotada estima e solidariedade com Sua missão de Pastor universal da Igreja”.

“Tal como os raios do sol, na primavera, fazem brotar os rebentos nas árvores, assim também a irradiação que dimana da ressurreição de Jesus dá força e significado a cada esperança humana, a cada expectativa, desejo e projeto”, dizia ainda a mensagem, referindo-se ao mistério pascal vivido pela Igreja.

Ao final, o Papa concedeu sua benção apostólica.

Veja a seguir a íntegra da mensagem:

 

Vaticano, 10 de maio de 2011

Eminência reverendíssima,


Por ocasião da solenidade de São José, houve por bem – junto com o Eminentíssimo Cardeal Dom Cláudio Hummes, e em nome da Arquidiocese de São Paulo – fazer presente ao Santo Padre cumprimentos e votos pelo Seu onomástico, enriquecidos de preces pelas Suas intenções e pelas necessidades da Igreja na hora atual.

O Sumo Pontífice acolheu com apreço e gratidão este preito de devotada estima e solidariedade com Sua missão de Pastor universal da Igreja – Igreja, que Cristo amou até ao ponto de Se entregar por Ela, para santificá-la (cf. Ef 5,wy), com Sua morte e ressurreição. Tal como os raios do sol, na primavera, fazem brotar os rebentos nas árvores, assim também a irradiação que dimana da Ressurreição de Jesus dá força e significado a cada esperança humana, a cada expectativa, desejo e projeto. Por isso a Igreja, na “Liturgia das Horas” do Tempo Pascal, exclama: ” In resurrectione tua, Christe, coeli et terra laetemtur – na vossa ressurreição, ó Cristo, alegrem-se céus e terra!” Os “céus” correspondem plenamente a este a este convite ao louvor: no Céu, tudo é paz e alegria. Mas na terra, infelizmente, ainda não é assim: no nosso coração, há alegria e sofrimento; na nossa face, sorrisos e lágrimas.

Mas Cristo ressuscitou, está vivo e caminha conosco! Por isso, Sua Santidade o Papa Bento XVI deseja que o mistério pascal continue a ser, para Vossas Eminências e quantos beneficiam dos seus cuidados pastorais fonte de paz acompanhada da fé para testemunharem a todos a esperança e a alegria. Como penhor de tais graças divinas, o santo Padre concede-lhes, com particular lembrança para o Seminário Propedêutico Santo Antônio de Sant’Anna Galvão e para o Seminário Internacional Missionário Redemptoris Mater, a Sua benção Apostólica.

Aproveito a oportunidade para lhe afirmar a minha fraterna estima em Cristo Senhor.

Card.Tarcísio Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas