Gaudium news > Roma receberá pela primeira vez curso de formação humana para o sacerdócio e vida consagrada

Roma receberá pela primeira vez curso de formação humana para o sacerdócio e vida consagrada

Roma (Sexta-feira, 27-05-2010, Gaudium Press) Pela primeira vez em Roma, por iniciativa da Fundação da Diocese de Roma “Ut vitam habeant” (“Que eles possam ter vida”) e do Instituto Internacional de Teologia Pastoral “Camilianum”, é realizado um curso específico de formação humana para o sacerdócio e a vida consagrada, destinado aos educadores dos seminários e noviciados em resposta às exigências postas à Igreja Católica pelo mundo atual secularizado.

A primeira edição do curso, que é bienal e terá início no próximo ano acadêmico 2011/2012, requer o conhecimento da língua italiana e é dirigida a todos os interessados. A apresentação do curso aconteceu na sede da Pontifícia Academia Pro Vita, em uma coletiva de imprensa que reuniu diversos nomes importantes da Igreja.

Manfred Lutz.jpg
Professor Manfred Lütz, psicólogo e colaborador da Conferência Episcopal Alemã

A formação “humana” visa a responder à falta da formação integral da personalidade do futuro sacerdote ou religioso. Como observou hoje de manhã Padre Amedeo Cencini, terapeuta e teólogo, nos seminários de hoje “a formação corre o risco de ser muito específica e abstrata” entre as diversas matérias ensinadas, ao invés de ser completa, envolvendo integralmente toda a pessoa.

A necessidade desse aspecto já havia sido citada pelo Papa João Paulo II na sua exortação apostólica “Pastores dabo Vobis” e por Bento XVI na Carta aos Seminaristas de 2010 e nas conclusões do Ano Sacerdotal. Uma pessoa formada humanamente de forma plena é capaz de equilíbrio de relações humanas, é madura, integrada e não possessiva. O sacerdote, ressaltou por sua vez o Cardeal Elias Sgreccia, deve ser sereno porque “em síntese deve ler o impacto do mundo de sua própria maneira”.

Para o psicólogo e colaborador da Conferência Episcopal Alemã nos casos dos abusos sexuais cometidos por parte dos clérigos, prof. Manfred Lütz, a formação requer clareza em entender e preparar a própria pessoa, porque “nem todas as personalidades podem encaminhar-se para o sacerdócio. A psicologia tem seus limites. É preciso ser claro, há aspectos que não permitem a ordenação”.

O curso é dirigido a todos os responsáveis pela formação espiritual e moral nos seminários e noviciados de vida consagrada ou monástica. É dividido em sete módulos. O primeiro ano abordará os temas das relações entre a Sagrada Escritura e a formação humana, vocação e pessoa, formação e ciências humanas, assim como teorias e técnicas, da ética.

O segundo ano aprofundará as questões mais específicas das problemáticas psicológicas, afetivo-sexuais e relações no amadurecimento humano e vocacional, assim como éticas e bioéticas, e crise. As aulas serão distribuídas em três semanas intensivas ao longo do ano e as inscrições estão abertas até o 31 de outubro. Mais detalhes estão disponíveis no site do “Camilianum”, www.camillianum.com

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas