Gaudium news > Missionários jesuítas portugueses são proclamados heróis nacionais pelo governo do Timor Leste

Missionários jesuítas portugueses são proclamados heróis nacionais pelo governo do Timor Leste

Lisboa (Quarta-feira, 25-05-2011, Gaudium Press) Três missionários portugueses jesuítas, que chegaram ao Timor Leste em 1974, e que permaneceram no país durante os mais de 24 anos de invasão indonésia à ilha, foram proclamados heróis nacionais pelo presidente da República José Ramos Horta. Os sacerdotes João Felgueiras e José Martins e o irmão Daniel de Ornelas, já falecido, receberam a honraria na última sexta-feira, 20.

Representando os homenageados durante a cerimônia de proclamação, Padre João Felgueiras falou da necessidade de que “mais religiosos e religiosas se animem a vir ao Timor o quanto antes, e em maior número possível, para evangelizar o crescente número de crianças, a fim de que eles possam assumir no futuro o papel de grande farol da fé, nesse extremo da Terra”.

Nesse sentido, o presidente do Timor Leste fez um chamado à Igreja para que “assuma a grande responsabilidade da educação nas escolas do país”.

Timor, ilha do arquipélago malaio, dividida hoje politicamente entre Timor Leste e Timor Oeste, foi terra da missão dos dominicanos desde o início do século XVI. Timor foi colônia portuguesa até meados do século XVIII.

Com informações da agência Ecclesia.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas