Gaudium news > Cidade de Farroupilha se prepara para a 132ª Romaria ao Santuário de Caravaggio

Cidade de Farroupilha se prepara para a 132ª Romaria ao Santuário de Caravaggio

santuario do caravaggio.jpg
A comunidade de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, foi elevada a Santuário em 1921

Farroupilha (Quinta-Feira, 12-05-2011, Gaudium Press) A 132ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, deve acolher este ano cerca de 350 mil pessoas. Com o tema “Maria, ajuda-nos a cuidar da criação”, relacionado à preservação da natureza, o evento pretende fazer uma ligação com a Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é “Fraternidade e a vida no planeta.” Três pré-romarias já aconteceram, outras duas pré-romarias estão programadas para acontecer neste mês até o dia da festa.

A próxima pré-romaria será a 2ª Corrida de Caravaggio, que acontecerá no sábado, dia 14 de maio, a partir das 10h. Já a 33ª Romaria dos Motociclistas, a última pré-romaria, será realizada no dia 22 de maio, às 11h. Ao contrário dos outros anos, essa romaria não terá um ponto de encontro. Todos os motociclistas se encontrarão no Santuário de Caravaggio. Antecedendo a grande festividade haverá um tríduo preparatório nos dias 23, 24 e 25 de maio, sempre às 18h. As missas do tríduo abordarão diferentes temas relacionados com a festa.

A peregrinação dos fiéis ocorrerá principalmente nos dias 26 de maio (quinta-feira), data de Nossa Senhora de Caravaggio, e nos dias 28 e 29. Nestes três dias serão realizadas missas de hora em hora, desde as 6h até as 18h. Após cada celebração, haverá benção dos objetos de devoção, benção das crianças e benção da saúde. Às 10h30 acontecerá a solene missa campal, seguida de procissão com a venerada imagem de Nossa Senhora do Caravaggio. Durante todo o dia haverá atendimento a confissões, com um grande número de sacerdotes a disposição do povo.

Segundo o reitor do Santuário, padre Volmir Comparin, a cada ano que passa aumenta o número dos devotos, fiéis que vêm de diversas localidades para homenagear Nossa Senhora do Caravaggio. “No ano passado, 340 mil fiéis participaram da romaria”, lembra o padre.

História do Santuário de Caravaggio

No dia 26 de maio de 1921, a então capela pertencente à comunidade Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, foi elevada a Santuário Diocesano. A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio que se encontra no altar do Santuário Diocesano, foi fabricada em Caxias do Sul/RS no ano de 1885, pelo artista plástico conhecido como Stangherlin. O modelo foi o quadro em preto e branco, datado de 1724, com a imagem da santa que ocupava o altar da primeira capela.

A construção do atual Santuário de Caravaggio durou exatamente 18 anos (1945 – 1963). Imponente, com seu estilo romano e capacidade para 2 mil pessoas, uma das características mais marcantes da construção está nos grandes ambientes e na iluminação que preenche as salas do santuário. Dentro, existe uma fonte de água (lembrando a Aparição de Nossa Senhora), benta em 26 de setembro de 1985.

Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé, Padroeira da Diocese de Caxias do Sul. Hoje, a comunidade é composta por cerca de 140 famílias e mais de 650 habitantes.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas