Gaudium news > Peregrinação de 13 maio em Fátima será dedicada à beatificação de João Paulo II

Peregrinação de 13 maio em Fátima será dedicada à beatificação de João Paulo II

incensoMadonna.jpg
Papa João Paulo II vistou Fátima em tr?s ocasiôes: em 1982; 1991; e 2000

Fátima (Quinta-feira, 13-05-2011, Gaudium Press) Por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a peregrinação de 13 de maio, que marca o aniversário das aparições de Nossa Senhora, em Fátima, terá este ano o caráter de celebração nacional de ações de graças pela beatificação do Papa João Paulo II. Em nota redigida em sua última assembleia, o episcopado português destacou a forte ligação que o pontífice possuía com Portugal e, principalmente, com Fátima.

João Paulo II esteve no Santuário de Fátima em três oportunidades, sendo a primeira em 13 de maio e 1982, exatamente um ano depois de ter sido vítima de um atentado, no qual foi ferido gravemente. Nesta ocasião, o pontífice foi à Cova da Iria, no santuário, agradecer à Rainha da Paz por ter sobrevivido graças a sua intervenção. A segunda visita de Papa Wojtyla aconteceu em 1991; e a terceira, em 2000, quando beatificou os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

Conforme a CEP, a relação de João Paulo II com a cidade portuguesa se tornou ainda mais forte, consolidando-se, em outubro de 2000, no Jubileu dos Bispos, quando a imagem original de Nossa Senhora de Fátima deixou a Capelinha das Aparições, no Santuário, e foi trasladada até Roma para consagrar o terceiro milênio. Por estes episódios é que a CEP pode afirmar que a bala que atravessou o abdômen de Karol Wojtyla em 1981, repousa hoje, de forma simbólica, na imagem da Virgem.

A peregrinação pelo aniversário das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos tem início hoje, 12, com cerimônia que será presidida pelo arcebispo de Boston, Estados Unidos, Cardeal Sean O’Malley. O purpurado norte-americano também tem uma forte ligação com Portugal. Há mais de duas décadas, o prelado, que fala português, fundou uma paróquia de língua portuguesa nos Estados Unidos, e durante muito tempo acompanhou as comunidades do emigrantes lusos residentes no país norte-americano.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas