Gaudium news > Vaticano lançará "Expresso da Cáritas" da estação da Cidade do Vaticano

Vaticano lançará "Expresso da Cáritas" da estação da Cidade do Vaticano

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 09-05-2011, Gaudium Press) No dia 21 de maio, sábado, a Estrada de Ferro do Estado da Cidade do Vaticano irá abrir duas linhas para o “Cáritas Express”, para marcar o 60º aniversário da Cáritas Internacional e para levantar fundos para o trabalho humanitário global da entidade. A bordo de três vagões de primeira classe e dois de segunda estarão personalidade, diplomatas e financiadores privados em geral.

O “Cáritas Express” irá percorrer um trajeto de 100 quilômetros da Estação da Cidade do Vaticano a Orvieto, em Umbria, na véspera da 19ª Assembleia Geral da Cáritas Internacional. Os vagões serão puxados por locomotivas a vapor e elétricas.

O trem histórico irá partir da estação vaticana às 10h locais do dia 21, e retornar à Estação Termini, em Roma, às 19h30 do mesmo dia. O projeto foi idealizado graças à colaboração do Governatorado da Cidade do Vaticano, Ferrovias do Estado (sistema ferroviário da Itália) e à Cáritas Internacional. O embaixador australiano para a Santa Sé, Tim Fischer, antigo diretor de companhia ferroviária e notável entusiasta dos trens, também deu uma contribuição especial no desenvolvimento do projeto.

A Estação Vaticano foi criada sob o Tratado de Latrão de 1929, quando foi estabelecido o Estado da Cidade do Vaticano. O primeiro pontífice a usar a estação de trem foi João XXIII, que em 1962 viajou no trem presidencial italiano entre o Vaticano e a cidade de Assis. A estação e a linha foram também usadas pelo Papa João Paulo II em 1979 e 2002. No passado, as plataformas papais eram usadas para carregar suprimentos para vítimas de enchentes no norte da Itália e em outros lugares.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas