Gaudium news > Atividades festivas dão início à comemoração dos 100 anos da Paróquia Santo Antônio de Porto Alegre

Atividades festivas dão início à comemoração dos 100 anos da Paróquia Santo Antônio de Porto Alegre

Porto Alegre (Quarta-Feira, 04-05-2011, Gaudium Press) Na última terça-feira, dia 03 de maio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi iniciada a programação alusiva ao centenário da Paróquia de Santo Antônio do Partenon. A paróquia completará um século de existência somente no mês de agosto, mas as atividades festivas já começaram e se estenderam até o dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, padroeiro dos pobres e considerado santo casamenteiro.

Ontem, a paróquia acolheu centenas de fiéis para uma missa em homenagem a todas as pessoas batizadas na Igreja. Vale destacar que em todos esses anos, foram batizados mais de 68 mil pessoas, contingente maior do que a população de muitas cidades gaúchas. Durante a missa, Frei Luiz Turra, pároco da Paróquia Santo Antônio, homenageou os batizados e seus representantes e destacou: “na mente de Deus, eles têm os seus nomes escritos no livro da vida”. Na saída, os fiéis levaram como lembrança um vidro com água benta e uma fitinha do santo protetor.

As atividades festivas seguem nos dias 10 e 17 de maio, com missas nos horários das 10h, 15h30 e 19h, homenageando os que fizeram a primeira comunhão e os que formam crismados na igreja. Já nos dias 22 e 29 de maio, durante todo o dia, a imagem de Santo Antônio estará no Parque Moinhos de Vento e no Parque Farroupilha, respectivamente.

No dia 5 de junho, às 14h, haverá uma carreata com a imagem do Santo pelas ruas da cidade, e no dia 12 missa às 10h para os que se casaram na igreja e às 18h30 para os namorados. No dia do padroeiro, 13 de junho, haverá missa de hora em hora e procissões às 9h, 15h e 20h.

História da Paróquia

A Paróquia de Santo Antônio do Partenon, como é conhecida, nasceu em torno de uma capelinha dedicada ao santo, criada por uma provisão episcopal de 09 de junho de 1875. A capelinha teve sua pedra fundamental lançada em 16 de maio de 1876, sendo inaugurada na noite de Natal de 1881.

No dia 06 de janeiro do ano seguinte a imagem do padroeiro foi trasladada com festas e procissão desde a Catedral até sua nova casa. Em 30 de agosto de 1911 foi criada a paróquia, vinculada ao convento dos Capuchinhos, sendo o primeiro pároco frei Bernardin d’Apremont. Pouco tempo depois, em 1928, a capela foi demolida para dar lugar a um templo maior.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas