Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba perde sacerdote responsável pelos católicos chineses da região

Arquidiocese de Curitiba perde sacerdote responsável pelos católicos chineses da região

Curitiba (Segunda-Feira, 02-05-2011, Gaudium Press) A cidade de Curitiba, no estado do Paraná, na madrugada do último sábado, dia 30 de abril, perdeu um importante e atuante membro de origem chinesa do seu clero arquidiocesano: padre Lourenço Chen Hoei Lin. O sacerdote era responsável pelos católicos chineses da capital paranaense, onde exerceu seu trabalho presbiteral por mais de 30 anos.

Portador do Mal de Alzheimer, padre Lourenço faleceu aos 81 anos de idade por complicações diversas. Ainda no sábado, às 14h, foi realizada uma missa de corpo presente na Paróquia Santa Bertila, onde o sacerdote atuava. Após a celebração, que contou com a participação de um grande número de fiéis que compareceram para se despedir do presbítero e prestar a última homenagem, ocorreu o sepultamento no Cemitério da Água Verde.

Sua entrega e dedicação ao trabalho pastoral na arquidiocese de Curitiba lhe renderam, em 2007, o título de cidadão honorário da cidade. Na ocasião, foi destacada a presença constante e atuante do sacerdote em sua paróquia, o entusiasmo com que tratava todos os assuntos relacionados à religião católica, a sua preocupação com as questões sociais, o carinho e dedicação que dispensava a todos, especialmente às crianças e pobres.

Trajetória

Padre Lourenço Chen Hoei Lin nasceu em Yuen-She-Hopei, norte da China, em 10 de agosto de 1928. Aos 13 anos sentiu o chamado para a vida religiosa, ingressando no Seminário Menor. Frequentou o Seminário Maior de Gênova, na Itália, de 1949 a 1955, recebendo a ordenação diaconal. Foi ordenado sacerdote, na Catedral de Gênova, em 1955.

No Brasil, sua primeira missão pastoral foi realizada na Paróquia de Ibiuna, na cidade de São Paulo, onde permaneceu por 14 anos. Lá, desenvolveu trabalhos da Pastoral de Católicos Chineses. No ano de 1976 foi transferido para Curitiba, assumindo assim a Paróquia de Santa Bertila, no Bairro Alto, onde atuou como pároco por mais de 30 anos.

Em 2010, comemorou 55 anos de ordenação sacerdotal. Ele também exerceu a tarefa de ser o responsável pelos católicos chineses da capital paranaense. Agora o responsável passa a ser o pároco de Santa Bertila, também chinês, Padre Paulo Maximing.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas