Gaudium news > Fiéis reagem à beatificação de Papa Wojtyla com grande emoção, aplausos e o grito "João Paulo"

Fiéis reagem à beatificação de Papa Wojtyla com grande emoção, aplausos e o grito "João Paulo"

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 02-05-2010, Gaudium Press) “Concedamos que o Venerável Servo de Deus João Paulo II, Papa, de agora em diante seja chamado Beato e que se possa celebrar sua festa nos lugares e segundo as regras estabelecidas pelo direito, todos os anos no dia 22 de outubro”. Com a tradicional fórmula de beatificação em latim, o Papa Bento XVI proclamou beato o seu predecessor ao trono de Pedro, João Paulo II. A imensa multidão de pessoas reagiu com um vivo entusiasmo, e um longo e forte aplauso. Não faltou o grito “João Paulo II” que sempre acompanhava todas as cerimônias pontifícias no pontificado de Wojtyla.

007_20110501_GK-2.jpg
 Mais
de um milhão de pessoas estiveram presentes à cerimônia e nas
proximidades/ Foto: Gustavo Kralj

Alegria, satisfação e comoção. Com estas poucas palavras seria possível definir a atmosfera na Praça São Pedro no momento em que o Papa Bento XVI proclamou beato João Paulo II. Mais de um milhão de pessoas que estavam presentes à cerimônia e nas proximidades reagiram com um grande aplauso quando, sobre a fachada da Basílica vaticana, foi descerrado o grande painel com a imagem de João Paulo II, jovem e sorridente. Um mar de peregrinos poloneses que, visivelmente eram a maioria na multidão, começaram a agitar suas bandeiras. Alegria e gratidão foi o que sentiram os colaboradores mais próximos de Papa Wojtyla do Vaticano, que, como boa parte de público, não escondiam a comoção e as lágrimas.

Os momentos mais belos e fortes da cerimônia da beatificação foram o descerramento do painel e a procissão com as relíquias, que foram levadas até Bento XVI por Irmã Tobiana Sobodka, superiora que serviu com outras seis freiras o apartamento papal, acompanhada por Irmã Marie Simon Pierre, curada graças à intercessão de Wojtyla. Aquele momento permitiu as imagens mais bonitas da beatificação do Papa polonês. O Santo Padre, visivelmente feliz e com o rosto sorridente, com grande alegria beijou as relíquias guardadas em um relicário em forma de ramo de oliveira com um escrínio em vidro que mostra o sangue. Naquele momento lágrimas vieram aos olhos de Dom Konrad Krajewski, cerimoniário polonês que por sete anos serviu João Paulo II e que hoje, junto ao cerimoniário pontifício, Dom Guido Marini, assistiu a missa de beatificação.

066_20110501_GK.jpg
Descerramento do painel com a foto de João Paulo II esteve entre os momentos mais belos da cerimônia/ Foto: Gustavo Kralj

No momento em que foi lida a fórmula de beatificação, o Centro Televiso Vaticano mostrou também as imagens do caixão do novo beato exposto diante do Altar da Confissão na Basílica vaticana. Sobre o caixão estava disposta uma cópia do Evangeliário de Lorsch, aberto. O Evangeliário de Lorsch, da época medieval, é um dos mais preciosos evangeliários que estão guardados na Biblioteca Apostólica Vaticana e contém os evangelhos de Lucas e João.

Ontem, na Praça São Pedro, pode-se sentir a alegria e a satisfação. O próprio pontífice se comoveu por ter servido João Paulo II por 23 anos como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas