Gaudium news > Papa recebe em audiência participantes de plenária da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

Papa recebe em audiência participantes de plenária da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

Cidade do Vaticano (Sexta, 13-03-2009, Gaudium Press) O papa Bento XVI recebeu na manhã desta sexta em audiência no Vaticano os participantes da plenária da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que estiveram reunidos nos últimos três dias para discutir o tema da adoração eucarística.

Aos religiosos, Bento XVI salientou que as comunidades cristãs devem fundamentar cada vez mais a fé na Eucaristia. Segundo o papa, a prática da adoração eucarística é a saída litúrgica por excelência para alcançar este objetivo.

“A Eucaristia está nas próprias origens da Igreja e, graças a ela, a Igreja continuamente vive e cresce. Mas a Eucaristia é também uma infinita fonte de graça e uma incomparável ocasião para a santificação da humanidade em Cristo e para a glorificação de Deus”, disse o papa.

Bento XVI explicou que a Eucaristia é o momento símbolo da transformação e do milagre de Deus. “Na eucaristia se vive a transformação fundamental da violência em amor, da morte em vida, que trazem consigo as outras transformações. Pão e vinho tornam-se o seu Corpo e Sangue. Neste ponto, no entanto, a transformação não para; é aqui que começa de forma plena. O Corpo e Sangue de Cristo são dados a nós a fim de que nós mesmos sejamos transformados em nosso tempo”.

O papa em seguida concluiu o seu discurso com uma reflexão sobre o jejum quaresmal e sobre como este é importante como preparação para a eucaristia:

“Recordando três práticas penitenciais muito caras à tradição bíblica e cristã – a oração, a caridade e o jejum -, nos encorajamos alternadamente a redescobrir e viver com renovado fervor o jejum não só como prática ascética, mas também como preparação para a Eucaristia e como arma espiritual para lutar contra qualquer eventual apego desordenado de nós mesmos. Este período intenso da vida litúrgica nos ajuda a afastar tudo o que distrai o espírito e a intensificar o que nutre a alma, abrindo-a ao amor de Deus e do próximo”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas