Gaudium news > Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) apresenta balanço da campanha "Ficha Limpa" à CNBB

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) apresenta balanço da campanha "Ficha Limpa" à CNBB

Brasília (Sexta, 13-03-2009, Gaudium Press) Após dez meses da campanha “Ficha Limpa”, que pretende coletar 1,3 milhão de assinaturas em todo o país, o diretor da Secretaria Executiva do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Carlos Alves Moura, apresentou um balanço da campanha aos membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunidos em Brasília.

Segundo Moura, paróquias, dioceses e entidades ligadas à Igreja Católica têm sido importantes aliados na campanha “Ficha Limpa”. Os articuladores do abaixo-assinado precisam obter 1,3 milhão de assinaturas para forçar a Câmara dos Deputados a aceitar o projeto que muda a lei de inelegibilidade, vetando candidatos já condenados pela justiça, mesmo que tenham direito, à apelação a instâncias superiores.

Durante a reunião, foi lembrada a participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na campanha da Lei 9.840, quando foi realizada uma grande mobilização nacional para a coleta de um milhão de assinaturas. Com a campanha “Ficha Limpa”, os bispos foram novamente convidados a estimular a coleta em suas dioceses, com o objetivo de atingir mais rapidamente a meta de 1,3 milhão de assinaturas.

Para ser admitido na Câmara dos Deputados, o projeto de iniciativa popular tem de apresentar um mínimo de 1,3 milhão de assinaturas, que corresponde a 1% do eleitorado brasileiro. Em um gesto de apoio à coleta de assinaturas da campanha “Ficha Limpa”, o bispo da diocese de Petrópolis (RJ), Dom Filippo Santoro, entregou cerca de oito mil assinaturas à secretária executiva do Comitê Nacional, Suylan Midlej.

Segundo dom Filippo, a mobilização para a coleta de assinaturas em sua diocese teve início no primeiro domingo da quaresma, dia 1° de março. Postos de coleta foram montados em frente às igrejas de Petrópolis. A ação da diocese também conta com o apoio da pastoral “Católicos na Política” e de outros movimentos da Igreja e continua até o final do mês de março.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas