Gaudium news > Responsável pela Pastoral Carcerária no Rio afirma que atendimento aos detentos foi “significativo” em 2008

Responsável pela Pastoral Carcerária no Rio afirma que atendimento aos detentos foi “significativo” em 2008

Rio de Janeiro (Quarta, 11-03-2009, Gaudium Press) A partir do tema da Campanha da Fraternidade de 2009, “Fraternidade e Segurança Pública”, o vigário Episcopal para a Caridade Social no Rio de Janeiro e responsável pela Pastoral Carcerária, padre Manuel Manangão, falou que o atendimento aos detentos foi significativo no ano passado, mas que foi reduzido neste ano “por uma série de problemas”.

Para o religioso, “a pastoral ajuda na medida em que contribui com uma crítica séria, com uma denúncia positiva das condições muitas vezes precárias de todos os presídios que, em lugar de melhoraram a questão da segurança pública, vão apenas piorando a situação”.

Segundo o padre, o trabalho desenvolvido pela Pastoral Carcerária na Arquidiocese do Rio de Janeiro é feito há mais de 40 anos e, atualmente, é focado no atendimento aos detentos nas 22 unidades prisionais do Rio de Janeiro.

“No passado, a pastoral atuou de forma bastante significativa, com grande número de advogados e assistentes sociais que acompanhavam os casos com as famílias. Depois, por uma série de problemas”, continuou Padre Manangão, “muitos por conta de falta de recursos, ficou reduzida”.

O prelado lembrou que a Pastoral Carcerária está tentando se recuperar através do trabalho voluntário, mas o candidato a agente Pastoral precisa fazer um curso de formação. “É necessário uma seleção prévia, não é um trabalho que possa ser realizado dentro da paróquia”, disse.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas