Gaudium news > Encontro no México discute situação social dos indígenas

Encontro no México discute situação social dos indígenas

Cidade do México (Quarta, 11-03-2009, Gaudium Press) Cerca de 250 líderes indígenas de todo o país se reuniram na última segunda-feira no “Encontro México Indígena, um Novo Amanhecer”, cujo objetivo foi analisar e discutir ações concretas que possam impulsionar o desenvolvimento nacional e dos indígenas em meio à crise internacional.

Com os quatro encontros regionais promovidos nos últimos meses, o evento nacional ganhou força e conseguiu reunir líderes do governo, da sociedade civil, empresários, líderes sindicais e académicos. Foram apontadas propostas para integrar os indígenas às cadeias de valor do mercado a partir do reconhecimento e do aproveitamento de sua cultura ancestral.

A professora Jeannette Sánchez, presidente honorária da Fundação Promazahua – sociedade civil fundada em 1997 para defender os direitos indígenas -, afirmou que o encontro serviu para ligar entre si os povos indígenas por meio de seus líderes e também para escutar estes povos.

“A situação do indígena hoje é muito vulnerável, com um alto grau de pobreza, marginalização e exclusão. As ações discutidas devem ser trabalhadas para chegar a acordos criando vínculos entre os setores, porque a cultura indígena está em risco”, afirmou a professora.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas