Gaudium news > Diocese de Guarapuava (PR) se prepara para festejar o centenário de nascimento de seu primeiro bispo

Diocese de Guarapuava (PR) se prepara para festejar o centenário de nascimento de seu primeiro bispo

Guarapuava (Sexta-Feira, 15-04-2011, Gaudium Press) A comunidade diocesana de Guarapuava, no Paraná, celebrará no próximo dia 02 de maio, os 100 anos de nascimento do primeiro bispo da diocese, Dom Frederico Helmel. Para comemorar o centenário, está sendo preparada uma programação especial com homenagens solenes e missa festiva.

No dia 29 de abril, a Câmara Municipal da cidade realizará uma sessão solene, às 20hs, no Plenário Heraclides Mendes Araújo. Ainda como uma forma de homenagear o bispo, o Jornal “A Igreja na Diocese de Guarapuava” publicará uma edição especial sobre a vida de Dom Frederico no final deste mês. Entrevistas com pessoas que conviveram com o bispo no período em que ele esteve à frente da diocese também serão veiculadas em uma emissora de rádio local.

Já no dia da festa, 02 de maio, haverá uma celebração eucarística na Catedral Nossa Senhora de Belém. Logo após, será aberta para a comunidade uma mostra com documentos, fotografias e alguns materiais que pertenceram ao prelado. A exposição acontecerá no Centro de Artes do município.

Vilas Dom Frederico

Entre as homenagem a Dom Frederico também está o Projeto de Lei que pretende dar o nome do bispo a um bairro de Guarapuava. Caso o projeto, que já tramita na Câmara Legislativa, seja aprovado, as Vilas Concórdia I, II e III, onde atualmente vivem centenas de famílias, vão passar a se chamar Vilas Dom Frederico. As áreas foram doadas à Prefeitura Municipal pelo bispo, que na época percebeu a necessidade de abrigar famílias carentes.

Dom Frederico Helmel

Nascido na Áustria em 1911, Dom Frederico foi ordenado presbítero no ano de 1937. Chegou ao Brasil em 1939, e em 1966 foi ordenado bispo. Conduziu pastoralmente a Diocese de Guarapuava no período de 1966 a 1986, com o lema “O amor de Cristo me impulsiona”.

Durante o seu governo episcopal foram criadas 14 paróquias e ordenados 11 presbíteros para o clero diocesano. Nessa época também tiveram início várias pastorais e movimentos, dentre os quais se destacam o setor da catequese, Pastoral da Criança e da Juventude, Focolares, Cursilho, Movimento de Schoenstatt, entre outros.

Como bispo da diocese de Guarapuava, Dom Frederico realizou também as seguintes obras e edificações: a construção do Edifício Nossa Senhora de Belém; a Rádio Cultura AM e FM; a Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe; Casa das Irmãs onde hoje funciona a Mitra Diocesana; o Bispado e a sua Capela; o Núcleo e a Creche João Paulo II, o Seminário Diocesano; Albergue Noturno; criação do Boletim Diocesano e o Programa “A voz do Pastor”. Ainda preocupado com a formação do povo da região convidou várias congregações religiosas para atuarem na nova diocese.

Dom Frederico faleceu em 1993, e foi sepultado na Catedral da cidade.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas