Gaudium news > 24 horas para o Senhor

24 horas para o Senhor

A iniciativa foi proposta pelo Papa Francisco, em 2014, como uma forma de incentivar os fiéis a se aproximar da Igreja e de Deus, em um período em que muitas vezes nos afastamos dos valores religiosos.

Confissao

Foto: Pixabay/Mirosław i Joanna Bucholc.

Redação (15/03/2023 10:16, Gaudium Press) Chega a sua décima edição as “24 horas para o Senhor”, evento que acontece anualmente no Vaticano desde 2014. O objetivo é incentivar os fiéis a participar de uma jornada de oração e penitência. Durante as “24 horas para o Senhor”, as igrejas ficam abertas durante todo o dia e a noite, para que os fiéis possam participar de momentos de adoração e confissão. O evento acontece geralmente na quarta semana da Quaresma, que é o período de 40 dias que antecede a Páscoa.

Em 2023, a décima edição das “24 horas para o Senhor”, iniciativa quaresmal de oração e reconciliação desejada pelo Papa Francisco, está de volta. Durante um dia inteiro, todas as dioceses do mundo estarão abertas em preparação para a Páscoa da Ressurreição, oferecendo aos fiéis e peregrinos a oportunidade de parar a qualquer momento em adoração e se confessar.

Compreensão equivocada do sacramento da Penitência

Às vezes, uma compreensão equivocada nos leva a abordar o sacramento da Penitência com a mesma atitude interna de um réu entrando em uma sala de tribunal sabendo que é culpado. A parábola do Filho Pródigo (Lc 15,11-32) nos ensina que o filho que retorna para casa não encontra um tribunal penal, mas uma festa que expressa a alegria do pai por ter encontrado seu filho. A celebração do sacramento ocorre na sala do banquete nupcial, onde a comunidade celebra a Páscoa, a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, na alegre experiência de sua misericórdia que perdoa. Nossa confissão nos devolve a pureza da veste branca do Batismo, o traje exigido para participar da festa.

Na Misericordiae vultus (nº 2), o Papa Francisco escreveu: “Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que reside no coração de cada pessoa, quando enxergamos com sinceridade o irmão que encontramos no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, abrindo nossos corações à esperança de sermos amados para sempre, apesar de nossas limitações pecaminosas”.

Quaresma: um período propício para nos reaproximarmos de Deus

A Quaresma é um período propício para nos reaproximarmos de Deus e nos prepararmos para comemorarmos a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As “24 horas para o Senhor” são uma oportunidade para que todos os fiéis possam se aproximar ainda mais de Deus, buscando o perdão pelos seus pecados e renovando a sua fé.

Durante essas 24 horas, as igrejas ficarão abertas para acolher os fiéis que desejarem orar, meditar, fazer uma confissão, ou simplesmente encontrar um momento de paz e silêncio para refletir sobre suas vidas e sua relação com Deus. É uma oportunidade única para quem busca um momento de recolhimento e de encontro com o divino, seja sozinho ou em comunidade.

A vigília é um elemento fundamental das “24 horas para o Senhor”, pois a caracteriza completamente. Por essa razão, é desejável que seja realizada com o Santíssimo Sacramento exposto e que um ou mais sacerdotes estejam disponíveis para administrar o Sacramento da Reconciliação.

Confissao 1

Foto: Pixabay/Peter van Briel.

Importância da misericórdia e da reconciliação

O Papa Francisco tem enfatizado a importância da misericórdia e da reconciliação em sua mensagem para a Igreja e para o mundo, e as “24 horas para o Senhor” são uma expressão concreta dessa preocupação pastoral. Nesse período quaresmal, a Igreja convida os fiéis a se reconciliarem com Deus e com os irmãos, fortalecendo a sua fé e o seu compromisso com o bem comum.

A iniciativa foi proposta pelo Papa Francisco, em 2014, como uma forma de incentivar os fiéis a se aproximar da Igreja e de Deus, em um período em que muitas vezes nos afastamos dos valores religiosos. A ideia é que as “24 horas para o Senhor” sejam uma oportunidade para que as pessoas possam refletir sobre suas vidas, seus pecados e suas virtudes, e assim, buscar a reconciliação com Deus. É uma experiência única de espiritualidade, que pode trazer paz e felicidade para a vida de todos os que participam.

Durante as “24 horas para o Senhor”, as igrejas oferecem diversas atividades, como missas, adoração ao Santíssimo Sacramento, oração do Terço, confissões individuais e momentos de reflexão sobre a palavra de Deus. O evento é aberto para todas as pessoas, independentemente da religião, e é uma oportunidade para que todos possam se conectar com Deus e com a espiritualidade.

Uma oportunidade para se reconectar com a Fé, com Deus e com a Igreja

No Vaticano, as “24 horas para o Senhor” costumam ser um evento muito especial. A Basílica de São Pedro fica aberta durante toda a noite, e as celebrações são presididas pelo Papa Francisco. Durante o evento, o Papa faz uma meditação, uma adoração e uma confissão pública, como forma de incentivar os fiéis a também participarem dessas atividades.

As “24 horas para o Senhor” são uma oportunidade para que todos possam se reconectar com a fé, com Deus e com a Igreja. É um momento para refletir sobre a vida, sobre os valores e sobre os princípios que nos norteiam, e buscar a reconciliação com Deus e com as pessoas que nos cercam. É uma oportunidade para que todos possam se sentir acolhidos, amados e perdoados, e assim, caminhar rumo à paz interior e à felicidade.

Dedicar tempo a estar com Deus é uma forma de reavivar a fé, o que nos ajuda a lidar com a realidade da vida. A fé, por sua vez, alimenta a oração de forma contínua. É nessa circularidade entre fé, vida e oração que o fogo do amor cristão, que Deus espera de nós, permanece aceso.

Por Dom Eurico dos Santos Veloso – Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas