Gaudium news > Trauma pós-aborto é um dos tema centrais da Assembleia Geral da Pontifícia Academia para a Vida

Trauma pós-aborto é um dos tema centrais da Assembleia Geral da Pontifícia Academia para a Vida

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 24-02-2011, Gaudium Press) Começa hoje no Vaticano a 17ª Assembleia Geral da Pontifícia Academia para a Vida. Com duração de três dias, o encontro de professores, teólogos e biomédicos que compõem o órgão tem como tema central os bancos de cordão umbilical (para armazenamento de células-tronco embrionárias) e as consequências pós-aborto. No sábado, último dia da Assembleia, o Papa Bento XVI irá receber os participantes em uma audiência particular.

A Assembleia da Pontifícia Academia para a Vida será aberta pelo presidente do dicastério, o bispo Ignacio Carrasco de Paula, que apresentará as atividades da Academia no último ano e as perspectivas futuras. Na primeira sessão dos trabalhos alguns acadêmicos farão palestras.

Para amanhã está previsto um workshop aberto ao público sobre os dois temas principais desta edição da Assembleia: os bancos de cordão umbilical, para armazenamento e futuro uso de células-tronco embrionárias, e as síndromes e traumas do pós-aborto. O primeiro tema será apresentado por três palestrantes: Mons. Jacques Suaudeau que falará sobre a definição de tal tipo de células; o Prof. Justo Aznar, do Instituto de Ciências da Vida de Valência, na Espanha, que ilustrará as características e modalidades de serviço dos bancos públicos e privados; e o Dr. Carlo Petrini, pesquisador do Instituto Superior de Saúde de Roma, que abordará o quadro legislativo europeu.

O tema das consequências traumáticas do aborto foi escolhido após levantametos da literatura científica que serão apresentados pela Prof.ª Theresa Burke, fundadora da obra “Rachel’s Vineyard Ministries” para suporte espiritual e psicológico do pós-aborto. Já a Prof.ª Marie-Luc Rollet, da Clínica Saint-Vincente de Paul de Bourgoin, na França, falará sobre as teorias e sobre a realidade do próprio trauma. Para concluir a análise do tema, a psiquiatra norte-americana Joanne Angelo falará sobre a prevenção e a cura da síndrome pós-abortiva.

A Assembleia Geral da Pontifícia Academia para a Vida acontecerá na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas