Gaudium news > Cidade do México recebe ex-Nobel da Paz em evento sobre educação e progresso

Cidade do México recebe ex-Nobel da Paz em evento sobre educação e progresso

Cidade do México (Quinta, 05-03-2009, Gaudium Press) A Cidade do México sediou hoje uma conferência sobre os valores universais, abordando especificamente educação e progresso, chamado Semana ORT 2009. A conferência ocorreu em um hotel no centro da cidade e contou com a participação do vencedor do prêmio Nobel da paz de 1983, Lech Walsea.

Ao iniciar seu discurso, o polonês afirmou se mostrar preocupado com o declínio do sistema comunista no mundo, já que afirma não haver nenhum modelo econômico adequado para ocupar o seu lugar: “Todos sabemos que o capitalismo não é o ideal”, afirmou.

O empreendedor social dos anos 80 na Polônia também se referiu à globalização como “sistema de muitos vazios” e disse que alguns países “se aproveitam de outros”. De acordo com Walsea, o sistema comunista “nos dava uma oportunidade, ainda que não existissem os programas e as estruturas de hoje para que se desenvolvesse”.

Ao encerrar o seu discurso, Walsea disse que a crise econômica enseja uma mudança nos sistmas sociais. “Deve-se insistir em um modelo que ajude os pobres a buscarem soluções. Não temos que dar-lhes o peixe, mas sim ensiná-los a pescar”, concluiu.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas