Gaudium news > Florianópolis celebra sua padroeira Nossa Senhora do Desterro

Florianópolis celebra sua padroeira Nossa Senhora do Desterro

Florianópolis (Sexta-Feira, 18-02-2011, Gaudium Press) O município de Florianópolis, capital de Santa Catarina, juntamente com a Catedral Metropolitana, celebrou ontem, dia 17 de fevereiro, a festa de sua padroeira Nossa Senhora do Desterro. A imagem da Virgem, juntamente com São José e o Menino Jesus, formam o conjunto escultural que representa a “Fuga de Maria para o Egito”. A imagem, talhada em madeira “tília grandiflora”, possui 2,38 metros de altura e está na Catedral desde o ano de 1902.

A celebração festiva aconteceu por meio de uma missa presidida pelo novo arcebispo primaz do Brasil (arcebispo de Salvador, antes arcebispo de Florianópolis), Dom Murilo Krieger, e concelebrada por vários sacerdotes da região. A cerimônia contou ainda com a participação de inúmeros fiéis que vieram das diversas paróquias e comunidades da arquidiocese para honrar a sua padroeira. Após a homilia, o Provincial dos padres Scalabrinianos, Padre Adilson Pedro Busin, falou sobre a missão da Congregação e os motivos que os levaram a retornar à região para continuar os trabalhos iniciados há alguns anos.

Após a missa, foi lançado o novo site da Catedral de Florianópolis, inspirado na mensagem do Papa para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, quando ele diz que “somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história”. O portal tem um projeto inovador que pretende convergir às mídias sociais informações pastorais importantes e a divulgação das atividades desenvolvidas.

Além desse lançamento, a ocasião também serviu para abrir oficialmente o trabalho da Pastoral da Mobilidade Humana, que atende aos migrantes na Catedral, na Arquidiocese e na sede do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Quem estará à frente dessa atividade será o Padre Dirceu Bortolotti, missionário Scalabriniano, que também tomou posse como vigário paroquial da Catedral Metropolitana.

A História de Nossa Senhora do Desterro

Na criação da diocese de Florianópolis, o Papa Pio X elevou Nossa Senhora do Desterro a padroeira da nova Catedral, confirmando uma antiga devoção mariana da Ilha de Santa Catarina trazida por seu fundador, Francisco Dias Velho, em 1673. No local onde hoje está a Catedral, Dias Velho construíra uma pequena capela dedicada à Senhora do Desterro; até 1894, a vila – e, mais tarde, a cidade que surgiria -, seria conhecida pelo nome de Desterro.

A devoção a Nossa Senhora do Desterro tem raízes bíblicas. Enquanto outros títulos marianos tiveram origem no encontro de uma imagem, num milagre, numa aparição ou na exaltação de uma virtude da Mãe de Jesus, o título da padroeira da Catedral e da cidade reporta-se a um fato narrado pelo evangelista Mateus: um anjo do Senhor apareceu em sonho a São José, ordenando-lhe que levasse o menino e sua mãe para o Egito. A devoção direciona os olhares da sociedade para todos os refugiados, que não têm pátria, não têm esperança e nem futuro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas