Gaudium news > “Restabelecimento da prioridade de Deus é resposta ao secularismo nas sociedades modernas”, diz o Papa

“Restabelecimento da prioridade de Deus é resposta ao secularismo nas sociedades modernas”, diz o Papa

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 18-02-2011, Gaudium Press) “O restabelecimento da prioridade de Deus no coração e mente de cada pessoa” é o primeiro desafio da nova evangelização para a Igreja Católica nas sociedades modernas marcadas pelo secularismo, materialismo e consumismo, disse hoje o Papa. Bento XVI recebeu nesta sexta-feira bispos filipinos em visita “Ad Limina Apostolorum” na Sala do Consistório do Palácio Apostólico.

“Quando a autossuficiência e a liberdade são separadas de sua dependência e complementaridade em Deus, a pessoa humana cria para si um falso destino e perde o horizonte da alegria eterna para a qual foi criada”, recordou o pontífice. Em seu discurso aos bispos filipinos, o Santo Padre enfocou a necessidade de se lidar com tendências modernas contrárias ao ensinamento cristão e também a necessidade de uma formação própria da geração mais jovem no país asiático.

“Somente a verdadeira amizade com Deus – continuou o Santo Padre – irá quebrar os laços da solidão de que nossa fragilidade humana sofre e irá estabelecer uma verdadeira e duradoura comunhão com os demais; um laço espiritual que irá prontamente incitar em nós o desejo de servir às necessidades daqueles que amamos em Cristo”.

O cuidado pastoral com os jovens requer uma direção fundamental, segundo o Papa: “a importância do sacramento como instrumento da graça e assistência de Deus”, a fim de ajudá-los a descobrir sua vocação, seja para o casamento seja para o sacerdócio ou a vida religiosa. O Papa expressou ainda a sua alegria com as numerosas vocações ao sacerdócio e à vida religiosa nas Filipinas.

A “Ad Limina” dos bispos filipinos teve início oficialmente no dia 25 de novembro, mas, após breve interrupção no final do ano, somente agora foi retomada. Ela termina no dia 5 de março de 2011.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas