Gaudium news > A seis meses da Jornada Mundial da Juventude, Bento XVI recebe “mochila do peregrino” do evento

A seis meses da Jornada Mundial da Juventude, Bento XVI recebe “mochila do peregrino” do evento

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 16-02-2011, Gaudium Press) Bento XVI é agora “peregrino oficial” da JMJ de Madri – ao menos no que depender do quesito “acessórios”. Assim, se a Jornada Mundial da Juventude começasse hoje, o Papa Bento XVI estaria pronto para participar deste evento que pretende reunir em Madri mais de 3 milhões de jovens de todo o mundo.

É que o pontífice recebeu ontem a “mochila oficial” da JMJ, entregue pelo arcebispo de Madri, cardeal Dom Antonio María Rouco Varela, após uma audiência com o prelado sobre o evento.

Cardeal Varela entrega mochila ao Papa_16_02_2011.JPG
Cardeal Varela entre o “kit peregrino” ao Papa Bento XVI

E o presente não veio vazio. Segundo os organizadores do evento, cada mochila traz dentro um terço, o livro do peregrino, um guia feito especialmente para o evento com informações sobre os locais dos encontros e como se deslocar em Madri, uma cópia do “Youcat” (o catecismo para os jovens cujo prefácio foi escrito pelo próprio Papa) e o passe para o transporte público na capital espanhola. Como a Jornada Mundial da Juventude acontecerá em pleno verão europeu, todos receberão ainda, um leque e um boné.

Quem participar da JMJ terá a certeza de que sua bolsa terá o mesmo conteúdo entregue ao Papa.

Todos os participantes do evento terão direito a uma mochila semelhante a recebida por Bento XVI. Ela foi confeccionada especialmente para a ocasião e estilizada em amarelo e vermelho – as cores da bandeira espanhola.

No Domingo de Ramos do ano passado, o pontífice já havia recebido das mãos de Paula Rodríguez – uma jovem espanhola que faz parte da comissão organizadora da Jornada – o boné oficial do evento.

Solidariedade

A JMJ 2011 também tem um cunho social. Os organizadores do evento estão propondo que cada participante faça uma doação de 10 euros no ato de sua inscrição. O que for arrecadado será revertido para os jovens de países menos favorecidos que não tem condições financeiras de arcar com os custos da viagem.

O valor das inscrições está sujeita ao país do participante. Por exemplo: o Brasil foi classificado como “Zona B”. Cada participante terá de pagar 163 euros com tudo incluído (alimentação e alojamento). Já os Estados Unidos está na “Zona A” e o custo é de 210 euros. Países como Paraguai, Honduras e Camarões, estão na “Zona C” e o custo é de 122 euros. Entretanto, todas as modalidades de inscrição incluem seguro de acidente, transporte público além de acesso prioritário às zonas reservadas nos principais atos da JMJ.

Faltam exatamente seis meses para o início da Jornada. Segundo os organizadores, até o momento, mais de 260 mil pessoas de 100 países já efetivaram sua inscrição. “O que nos tem chamado muito a atenção é o fato de que várias família nos procuram oferecendo lugares em suas casas para abrigar os jovens. Até agora já temos 1.200 famílias cadastradas, o que nos garante vaga para aproximadamente 3.800 pessoas”, explica Dom César Franco, coordenador geral da JMJ 2011.

Dom Franco afirma ainda que 80% das 709 paróquias da região de Madri já disponibilizaram seus espaços para o evento.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas