Gaudium news > Papa lamenta morte de crianças em incêndio em Roma e diz que sociedade precisa ser mais fraterna

Papa lamenta morte de crianças em incêndio em Roma e diz que sociedade precisa ser mais fraterna

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 14-02-2011, Gaudium Press) No “Sermão da montanha”, Jesus institui uma nova lei, segundo a qual a “plenitude do amor” se exprime na caridade. Foi o que lembrou o Papa Bento XVI neste domingo, em seu discurso anterior à recitação mariana do Ângelus na Praça de São Pedro, contextualizando o Evangelho do dia com a morte trágica de quatro crianças ciganas romenas em um incêndio, na periferia de Roma, no dia 6.

Ângelus_13-02_2011.JPG
Pontífice abordou em seu discurso o Evangelho do “Sermão da Montanha”

“A novidade de Jesus – ressaltou o Papa – consiste essencialmente no fato de que Ele próprio “preenche” os mandamentos com o amor de Deus. Com a força do Espírito Santo que habita Nele. E nós, pela fé em Cristo, podemos nos abrir à ação do Espírito Santo, que nos torna capazes de viver o amor divino. Portanto, todo preceito se torna verdadeiro como uma exigência do amor, e todos se unem num único mandamento: amar a Deus com todo teu coração e amar o teu próximo como a ti mesmo”, discursou o Papa.

Assim, para Bento XVI, uma sociedade fraterna e solidária, mais “coerente no amor” e mais cristã, talvez pudesse ter evitado a tragédia. O pontífice estende ainda o questionamento a outros eventos similares mundo afora.

“Talvez não seja uma coincidência que a primeira grande pregação de Jesus seja o “Sermão da Montanha”! Moisés subiu ao monte Sinai para receber a Lei de Deus e levá-la ao povo eleito. Jesus é o Filho de Deus que desceu do Céu para nos levar ao Céu, a Deus, ao caminho do amor”, frisou o Papa.

Sacerdote polonês

Em polonês, durante suas saudações em diversas línguas ao final da cerimônia, o Papa manifestou sua proximidade na oração à arquidiocese de Lublin, que perdeu seu pastor, Mons. Józef ?yci?ski, morto repentinamente em Roma na quinta-feira passada, em consequência de um enfarte.

O falecido arcebispo tinha ido participar da sessão plenária da Congregação para a Educação Católica para a qual havia apresentado o esboço do documento sobre o papel da Internet na formação dos futuros sacerdotes.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas