Gaudium news > Bento XVI divulga sua mensagem para a Jornada Mundial da Juventude

Bento XVI divulga sua mensagem para a Jornada Mundial da Juventude

Cidade do Vaticano (Quarta, 04-03-2009, Gaudium Press) O papa Bento XVI divulgou hoje sua mensagem para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que começa no dia 5 de abril em nível supra-diocesano. Na Mensagem, escrita em quatro línguas (inglês, espanhol, francês e italiano) e cujo tema é “Pusemos a nossa esperança no Deus vivo” (1Tm 4,10), o pontífice pede aos jovens que se voltem a Cristo e condena o consumismo exagerado.

“A esperança não é só um ideal ou um sentimento, mas uma pessoa viva: Jesus Cristo, o Filho de Deus. Só Nele o ser humano encontra a sua verdadeira realização”, diz Bento XVI em determinado trecho do texto.

Bento XVI ressalta o fato de que a “crise de esperança” que hoje se abate sobre a humanidade é “uma das principais consequências para o esquecimento de Deus” que simboliza a nossa sociedade e “atinge mais facilmente as novas gerações que, em contextos socioculturais desprovidos de certezas, de valores e de sólidos pontos de referências, se encontram diante de dificuldades que parecem maiores que as suas forças”.

De acordo com o papa, os jovens hoje estão “feridos pela vida, condicionados por uma imaturidade que é frequentemente conseqüência de um vazio familiar, de escolhas educativas permissivas e libertárias e de experiências negativas e traumáticas”. Ele cita como “fuga alienante” os comportamentos de risco e violentos, a dependência de drogas e álcool. “Jovens que se encontram em condições penosas por ter seguido os conselhos de péssimos ‘professores’ mas que continuam a escutar o desejo de amor verdadeiro e de autêntica felicidade”.

O papa nos convida a sermos “testemunhas críveis da esperança cristã” sobre as sombras de São Paulo, que foi “transformado interiormente pelo Amor divino encontrado na pessoa de Jesus Cristo”.

Bento XVI afirma que os caminhos para encontrar Jesus Os caminhos para encontrá-lo são a oração perseverante – “é mais profícua a oração feita junto com outras pessoas” – e a participação em grupos, movimentos e associações de fé e a Eucaristia, “em torno da qual nasce e cresce a Igreja, a grande família dos cristãos”.

Bento XVI exorta os mesmos jovens a difundirem esta grande esperaça sem se desencorajam frente a provações e dificuldades: “sejam pacientes e perseverantes, vencendo a natural tendência dos jovens para a pressa, a querer tudo e já. Façam escolhas que manifestem a vossa fé, mostrem que compreenderam o perigo da idolatria, dos bens materiais, da carreira e do sucesso, e não se deixem atrair por estas falsas quimeras. Não cedam à lógica do interesse egoísta, mas cultivem o amor pelo próximo… sempre prontos a responderem a qualquer um que lhes indague a razão da esperança que está em vós”.

Por fim, o papa aponta como exemplo Maria, que “permaneceu soldada à esperança aos pés da Cruz”, e cita cita São Bernardo:

“Nos perigos, nas angústias, nas perplexidades, pense em Maria. Invocando-a não perderá a esperança… Apoiado nela não escorregará, sob sua proteção não terá medo de nada; com o seu comando não se estancará; com a sua proteção chegará ao destino”.

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas