Gaudium news > Universidade Gregoriana de Roma sedia congresso sobre biologia e evolução

Universidade Gregoriana de Roma sedia congresso sobre biologia e evolução

Roma (Quarta, 04-03-2009, Gaudium Press) Com a intervenção do cardeal Joseph Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e presidida por monsenhor Gianfranco Ravassi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, começou hoje na aula magna da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma a 3ª Conferência Internacional do Projeto STOQ (sigla em inglês para Ciência, Teologia e Investigação ontológica) Biological Evolution, Facts and Theories.

Realizado com a colaboração da Notre Dame University (Indiana, USA), o evento reúne diversos especialistas no tema, mundialmente conhecidos por sua constante colaboração no campo da investigação e da pesquisa. Entre os nomes que participaram da conferência hoje, por exemplo, estavam o prêmio Nobel de Medicina Werner Arber, professor na Universidade da Basileia, na Suíça e o também docente Simon Conway Morris, que leciona Paleontolgia Evolutiva na Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, entre outros.

Monsenhor Gianfranco Ravassi procurou enfatizar que os teólogos e cientistas devem se dirigir uns aos outros com “olhos nos olhos”, recordando o prêmio Nobel Arno Penzias, que afirmava que Ciência e Fé não se opõem, mas se complementam. O purpurado citou também a encíclica Fides et Ratio, a qual postulava que Fé e Razão “são as duas asas com as quais o homem se eleva até a contemplação da verdade”.

O cardeal Levada, por sua vez, declarou que o evento oferece uma ocasião propícia para uma nova análise, “livre de qualquer reducionismo que pretenda ser a única chave válida para a interpretação de toda a realidade”, desaconselhando atitudes como a posição extrema do físico Richard Dawkins, por exemplo. Sua eminência citou também a importância de Ciência e Fé e o quanto o congresso enseja o “enriquecimento recíproco”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas