Frei Neylor J. Tonin dá indicações práticas para quem deseja viver o tempo da quaresma mais intensamente
Rio de Janeiro (Quarta, 04-03-2009, Gaudium Press) – Autor de livros de Psicologia e Espiritualidade, como “Com Todo o Coração”, “Graça Sobre Graça” e “Mais Doce que o Mel”, Frei Neylor J. Tonin aproveita o tempo da quaresma para falar sobre a tríade religiosa e ascética presente em quase todas as religiões: oração, esmola e jejum.
Segundo Frei Neylor, os 40 dias que antecedem a Páscoa são um tempo propício para a conversão. “Pela oração, a pessoa exalta a Deus e o reconhece como seu Senhor. Pela esmola, ela se volta para seu irmão para ajudá-lo e minorar seus sofrimentos. E, pelo jejum, procura se purificar de suas tendências egoístas e tornar-se mais santa”.
Para viverem melhor o tempo da quaresma, Frei Neylor J. Tonin recomenda que os cristão adotem hábitos de penitência e conversão. Segundo o religioso, “a ascese cristão não consiste em obedecer cegamente e sem critérios, mas em viver uma liberdade capaz de iniciativas ponderadas e rupturas corajosas”, ressaltou.
Entre outros gestos concretos de penitência e conversão, sugere não tomar refrigerantes ou bebida alcoólica, rezar um salmo por dia, perdoar uma ofensa, não reclamar da vida e das pessoas, jejuar às sextas-feiras, ter paciência com quem é chato, não falar mal dos outros, não querer ter razão em tudo e usar menos o celular.
Deixe seu comentário