Gaudium news > Arquidiocese de São Paulo homenageia padroeiro e celebra aniversário da cidade

Arquidiocese de São Paulo homenageia padroeiro e celebra aniversário da cidade

dom_odilo_scherer_enmj.jpg
Igreja em São Paulo se inspira no exemplo de seu padroeiro, disse Dom Odilo durante a solenidade

São Paulo (Quarta-feira, 26-01-2011, Gaudium Press) O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, celebrou ontem, 25, aniversário de fundação da capital paulista, a missa de solenidade da Conversão do Apóstolo São Paulo, padroeiro da arquidiocese. A cerimônia religiosa, realizada em uma Catedral da Sé lotada, teve a ilustre presença do mais novo cardeal brasileiro, arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

As palavras iniciais de Dom Odilo durante sua homilia foram dedicadas aos 457 anos da cidade, mais especificamente, àqueles que ajudaram a construí-la. ” Somos herdeiros e beneficiários do fruto de seu suor e idealismo. Como membros desta comunidade urbana, somos, hoje, desafiados a ser dignos continuadores da obra daqueles que nos precederam, e desafiados a escrever nossas páginas na história de São Paulo”, pronunciou.

Dito isso, o prelado fez um desejo a São Paulo, o “apóstolo das gentes”, que, após ter emprestado seu nome a cidade, emprestasse também “o seu vigor e sua coragem para a realização do bem e edificação da comunidade urbana, humana, lutadora na superação dos males, solidária, fraterna e sempre mais justa para com todos os seus membros”.

Sobre o padroeiro da arquidiocese, Dom Odilo afirmou que ele não teve medo de entrar nas cidades e levar o Evangelho, dialogar com várias culturas e testemunhar o nome de Cristo dentro do Império Romano. Nesse sentido, conforme o prelado, a Igreja olha para São Paulo e se inspira no seu exemplo de discípulo e missionário de Jesus. “Dele quer aprender, ainda hoje, a realizar a missão de anunciar a boa nova na cidade, como se propõe nossa arquidiocese no seu plano pastoral”, disse.

Ano Paroquial e outras iniciativas

Aproveitando o ensejo da solenidade, que levou muitos fiéis à Catedral, Dom Odilo destacou algumas atividades que serão realizadas pela arquidiocese em 2011. Entre elas está o Ano Paroquial. “Neste ano, de modo particular, queremos dar mais atenção às paróquias, comunidades de discípulos missionários de Jesus Cristo, comunidades de comunidades, grupos, organizações, serviços e iniciativas pastorais”, declarou.

O prelado também anunciou oficialmente a abertura do Seminário “Redemptoris Mater”, de São Paulo, que formará jovens sacerdotes e missionários, e fez um convite aos leigos da arquidiocese para darem continuidade aos projetos desenvolvidos durante o 1º Congresso de Leigos. “A exemplo do apóstolo Paulo, os cristãos leigos são os apóstolos do Evangelho no meio do mundo”, afirmou.

Concluindo a cerimônia, o arcebispo confiou à intercessão do padroeiro a vida e missão da arquidiocese. “Que também hoje São Paulo conduza muitos a Cristo”, declarou. Após a benção final, todos os bispos, padres e fiéis seguiram em procissão pela Praça da Sé, ao som do carrilhão de 61 sinos recém-inaugurado da Catedral.

Com informações da arquidiocese de São Paulo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas