Gaudium news > Bispos dominicanos destacam presença da Igreja junto ao povo em carta pelos 500 anos da arquidiocese

Bispos dominicanos destacam presença da Igreja junto ao povo em carta pelos 500 anos da arquidiocese

Santo Domingo (Quarta-feira, 26-01-2011, Gaudium Press) Um grupo de 19 prelados da Conferência Episcopal da República Dominicana apresentou neste semana uma carta pastoral a todo o povo do país e da América destacando as celebrações em 2011 pelos 500 anos da arquidiocese de Santo Domingo. A arquidiocese da capital do país é considerada a primaz d América por ter sido a primeira a ser erigida no continente.

el-cardenal-critica-la-aplicacion-del-codigo-procesal-penal.jpg
Cardeal Nicolás de Jesús Lopez Rodriguez está a frente da iniciativa dos bispos dominicanos

À frente da iniciativa está o cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, arcebispo da capital e presidente da Conferência Episcopal do país. Junto com a criação da arquidiocese de Santo Domingo, pelo Papa Julio II em agosto de 1511, se recordam também os cinco séculos de existência da diocese de La veja e da diocese de San Juan, em Porto Rico.

Na carta, os bispos pedem que todos os cristãos do continente reflitam sobre as raízes cristãs de suas nações e sobre a importância da Igreja para a evangelização do continente. Eles recordam momentos-chave da presença da Igreja na América e clamam a uma preparação catequética para a em vista do marco do aniversário de 500 anos.

Os bispos dominicanos destacam ainda de forma específica a proximidade da Igreja com o povo de seu República Dominicana, lembrando o trabalho junto aos mais pobres e mais necessitados e a defesa intransigente de valores cristãos básicos.

“Hoje, a nossa Igreja trabalha para conseguir e manter a integridade da vida como também uma sólida espiritualidade entre os seus membros”, e os fiéis católicos participam com entusiasmo e vigor “da missão de evangelização”, diz trecho final da carta dos prelados dominicanos.

Com informações da CNBB.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas