Bispos dominicanos destacam presença da Igreja junto ao povo em carta pelos 500 anos da arquidiocese
Santo Domingo (Quarta-feira, 26-01-2011, Gaudium Press) Um grupo de 19 prelados da Conferência Episcopal da República Dominicana apresentou neste semana uma carta pastoral a todo o povo do país e da América destacando as celebrações em 2011 pelos 500 anos da arquidiocese de Santo Domingo. A arquidiocese da capital do país é considerada a primaz d América por ter sido a primeira a ser erigida no continente.
Cardeal Nicolás de Jesús Lopez Rodriguez está a frente da iniciativa dos bispos dominicanos |
À frente da iniciativa está o cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, arcebispo da capital e presidente da Conferência Episcopal do país. Junto com a criação da arquidiocese de Santo Domingo, pelo Papa Julio II em agosto de 1511, se recordam também os cinco séculos de existência da diocese de La veja e da diocese de San Juan, em Porto Rico.
Na carta, os bispos pedem que todos os cristãos do continente reflitam sobre as raízes cristãs de suas nações e sobre a importância da Igreja para a evangelização do continente. Eles recordam momentos-chave da presença da Igreja na América e clamam a uma preparação catequética para a em vista do marco do aniversário de 500 anos.
Os bispos dominicanos destacam ainda de forma específica a proximidade da Igreja com o povo de seu República Dominicana, lembrando o trabalho junto aos mais pobres e mais necessitados e a defesa intransigente de valores cristãos básicos.
“Hoje, a nossa Igreja trabalha para conseguir e manter a integridade da vida como também uma sólida espiritualidade entre os seus membros”, e os fiéis católicos participam com entusiasmo e vigor “da missão de evangelização”, diz trecho final da carta dos prelados dominicanos.
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário