Gaudium news > Bispo auxiliar do Rio de Janeiro tem seu pedido de renúncia aceito

Bispo auxiliar do Rio de Janeiro tem seu pedido de renúncia aceito

dom assis.jpg
Dom Assis atuava como auxiliar na arquidiocese do Rio desde 2003

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 26-01-2011, Gaudium Press) O bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Assis Lopes, teve hoje o seu pedido de renúncia ao trabalho episcopal aceito pelo Papa Bento XVI. Dom Assis Lopes completou no ano passado 77 anos, dois a mais do que rege o Direito Canônico como idade-limite para os bispos se aposentarem.

Nascido em 1934 no Rio de Janeiro, atuava como auxiliar na arquidiocese desde 2003. Ali foi ordenado padre (em 1968) e exerceu várias atividades. Foi pároco da Paróquia da Candelária, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, da Paróquia de São Cosme e Damião, pároquia de São José Operário, entre outras, e prefeito-geral do Seminário São José (RJ), onde anos depois tornou-se reitor.

Dom Assis estudou Filosofia no Grand Seminar de Saint-Boniface, no Canadá, e Teologia no Avec-Grand Distintion pela Universidade de Montreal, também no Canadá. Tornou-se mestre em Direito Canônico pelo instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro.

Segundo a CNBB, em carta endereçada a dom Assis, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta expressou sua admiração pela “disponibilidade e amor à Igreja”, bem como o desejo de continuar contando com sua “amizade e fraternidade”.

Dom Assis foi padre por 42 anos e bispo por quase oito.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas