Bispo auxiliar do Rio de Janeiro tem seu pedido de renúncia aceito
Dom Assis atuava como auxiliar na arquidiocese do Rio desde 2003 |
Rio de Janeiro (Quarta-feira, 26-01-2011, Gaudium Press) O bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Assis Lopes, teve hoje o seu pedido de renúncia ao trabalho episcopal aceito pelo Papa Bento XVI. Dom Assis Lopes completou no ano passado 77 anos, dois a mais do que rege o Direito Canônico como idade-limite para os bispos se aposentarem.
Nascido em 1934 no Rio de Janeiro, atuava como auxiliar na arquidiocese desde 2003. Ali foi ordenado padre (em 1968) e exerceu várias atividades. Foi pároco da Paróquia da Candelária, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, da Paróquia de São Cosme e Damião, pároquia de São José Operário, entre outras, e prefeito-geral do Seminário São José (RJ), onde anos depois tornou-se reitor.
Dom Assis estudou Filosofia no Grand Seminar de Saint-Boniface, no Canadá, e Teologia no Avec-Grand Distintion pela Universidade de Montreal, também no Canadá. Tornou-se mestre em Direito Canônico pelo instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro.
Segundo a CNBB, em carta endereçada a dom Assis, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta expressou sua admiração pela “disponibilidade e amor à Igreja”, bem como o desejo de continuar contando com sua “amizade e fraternidade”.
Dom Assis foi padre por 42 anos e bispo por quase oito.
Deixe seu comentário